O governo Lula será melhor que Bolsonaro?
Pesquisa Datafolha, divulgada neste fim de semana, revela que 51% das pessoas acreditam que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, que assume o cargo de presidente da República hoje, será melhor que o governo antecessor de Jair Bolsonaro.
Já 31% dizem que Lula fará um governo pior que Bolsonaro. 13% creem que o governo será igual.
Apesar disso, 58% dos entrevistados afirmam que Lula irá cumprir apenas algumas promessas de campanhas, enquanto para 16% o petista não irá honrar com nenhuma promessa. 24% acreditam que o petista cumprira todas as promessas.
Sobre as expectativas, 49% dizem que Lula fará um governo ótimo ou bom. Outros 26% veem o presidente fazendo uma gestão ruim ou péssima, o maior número desde que o Datafolha começou o levantamento em 1990, com a eleição de Fernando Collor.
Ao todo, o instituto ouviu 2026 pessoas entre os dias 19 e 20 de dezembro, em 126 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Outra sondagem divulgada pelo Datafolha na quinta-feira mostrou que Bolsonaro, que viajou aos Estados Unidos na sexta-feira e não passará a faixa presidencial a Lula, quebrando uma tradição da democracia brasileira, encerra seu mandato com 39% dos brasileiros avaliando seu governo como bom ou ótimo, enquanto 37% o avaliam como ruim ou péssimo.
Foi o pior resultado ruim/péssimo de um presidente eleito que concluiu seu primeiro mandato desde a redemocratização. Ainda assim, as taxas melhoraram ao longo do último ano. Entre julho e dezembro de 2021, a taxa de reprovação a Bolsonaro ficou acima de 50%.
Lula toma posse
Lula toma posse na tarde deste domingo (1º) para um inédito terceiro mandato como Presidente da República do Brasil. Junto dele, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PB) também será empossado.
A solenidade acontece no Congresso Nacional e está marcada para às 15 horas, com cerca de uma hora de duração. Porém, o roteiro da posse começa uma hora antes.
Lula e Alckmin devem passar pela Catedral Metropolitana de Brasília e desfilar pela Esplanada dos Ministérios. A chegada dos chefes de Estado e de governo, além de autoridades e convidados, deve ocorrer até as 14h30.