O gatilho que impulsionou vendas e lançamentos da MRV (MRVE3) no 3T23; veja prévia
As vendas líquidas totais da MRV (MRVE3) somaram R$ 2,21 bilhões no terceiro trimestre deste ano, o que representa salto de 54,5% na comparação com o mesmo período de 2022. Entretanto, em relação ao segundo trimestre, o indicador teve leve queda de 0,6%.
Os números são do segmento de incorporação da MRV&Co e consideram a MRV e sua subsidiária Sensia.
Sendo assim, a velocidade de vendas (VSO) da construtora e incorporadora mineira alcançou 30,4% no trimestre, subindo 12 pontos percentuais (p.p.) na comparação com um ano antes e 1,5 p.p. ante abril a junho.
Segundo a MRV&Co, com os resultados do terceiro trimestre, as vendas líquidas somam R$ 6,24 bilhões no acumulado de 2023, montante recorde para os primeiros nove meses do ano.
“O que confirma a assertividade da estratégia comercial da MRV e a força do programa habitacional [Minha Casa, Minha Vida]”, diz a companhia.
O preço médio de venda dos produtos da MRV e da Sensia subiu 18,9% de julho a setembro no comparativo anual, para R$ 239 mil. Em relação ao segundo trimestre, a alta foi de 5,7%.
Ainda no recorte trimestral, a MRV&Co diz que queimou R$ 129,3 milhões de seu caixa, consideração a operação brasileira. Um ano antes, a queima de caixa foi de R$ 142,2 milhões, enquanto no segundo trimestre, foram queimados R$ 79,8 milhões.
No critério ajustado, a queima somou R$ 43,8 milhões. Segundo a companhia, esse montante aproxima-se do chamado “breakeven” (ponto de equilíbrio).
MRV reduz lançamentos
No terceiro trimestre, os lançamentos do segmento de incorporação da MRV&Co tiveram valor geral de vendas (VGV) de R$ 1,81 bilhão, total 2,9% acima do reportado no mesmo trimestre de 2022 e salto de 40,6% ante abril a junho.
Contudo, considerando apenas a MRV, o VGV somou R$ 1,18 bilhão, o que representa quedas de 23,4% na base anual e de 3,1% em relação ao segundo trimestre.
O preço médio de venda por unidade lançada pela MRV e pela Sensia chegou a R$ 309 mil de julho a setembro. O montante cresceu 25,6% no comparativo anual e 24,9% em relação ao segundo trimestre.
No acumulado do ano, o VGV de lançamentos recua 23,5% ante o mesmo período do ano anterior, para R$ 3,73 bilhões.
Resia não vende, mas reduz queima de caixa
A Resia, subsidiária da MRV&Co nos Estados Unidos, não vendeu e nem lançou empreendimentos no terceiro trimestre.
Desta forma, houve queima de caixa de R$ 443 milhões no período, puxada por financiamento de projetos. No terceiro trimestre do ano passado, a empresa queimou R$ 969 milhões, enquanto o valor queimado de abril a junho foi de R$ 71 milhões.
Em contrapartida, os aluguéis dispararam nas duas bases de comparação, com 249 novas unidades locadas.