O Federal Reserve dos EUA está pensando em lançar sua própria moeda digital, mas ganhos ainda não estão claros
O presidente do Federal Reserve dos EUA Jerome Powell, revelou que está analisando a possibilidade de desenvolver uma moeda digital de banco central ( Central Bank Digital Currency – CBDC) enquanto respondia às perguntas dos parlamentares, em carta enviada ao Federal Reserve. Segundo a Coindesk.
Segundo o Jerome Powell, o Federal Reserve está analisando cuidadosamente “os custos e benefícios de buscar tal iniciativa nos EUA”. Ele acrescentou que o banco central não está desenvolvendo ativamente um CBDC, pois pode até não trazer aos EUA as vantagens que tal iniciativa podem trazer às nações que estão desenvolvendo uma.
Powell revelou que acredita que um CBDC levantaria questões importantes quando se trata de política monetária e estabilidade financeira. Como é o caso da China em particular, leia mais aqui.
O Banco Central da China anunciou que lançaria uma criptomoeda apoiada pelo governo em novembro deste ano para ser usada pelas principais empresas do país, leia mais aqui. Com o presidente do país, Xi Jinping, dizendo que a China deveria adotar mais tecnologias baseadas em blockchain, o interesse pelo campo teve um aumento notável e o projeto pode ser acelerado. Leia mais aqui.
A China pretende mesmo lançar uma moeda digital para pagamentos ( Digital Currency Electronic Payment – DCEP ) apoiada pelo estado e que será distribuída através de instituições e grandes corporações, como Alibaba, Tencent e Banco da China. Leia mais aqui. Como também publicado pela CNBC, que afirma que a China lançará de fato sua moeda digital em no máximo três meses.