‘O empresário já é mais cauteloso e, ao ser mais cauteloso, erra menos’, diz CEO do Banco ABC (ABCB4)
Visões otimistas e dica de negócios; assim pode-se resumir o podcast do Market Makers. A conversa contou com presença de Sergio Lulia, CEO do Banco ABC (ABCB4), focado em emprestar dinheiro para empresas. No episódio, o executivo destaca que está mais positivo nesse momento.
Lulia compara o cenário atual com o da pandemia, quando a inadimplência corporativa 2021/2022 esteve no ponto mais baixo da história.
“Nunca houve IMP tão baixa”, reitera.
- LEIA TAMBÉM: O Money Picks analisou 20 carteiras recomendadas de diversas casas de análise e bancos para descobrir os melhores investimentos para março; confira as top picks aqui
Apesar de prever que a economia não vá “bombar”, ele enxerga isso como uma forma de prever expectativas;
“O empresário já é mais cauteloso e, ao ser mais cauteloso, erra menos.”
Além disso, o CEO explica que, muitas vezes, a decisão correta de um banco que opera em crédito é respeitar o ciclo de crédito.
“Se você tenta falar assim: ‘vou crescer em todos os períodos no matter what’. Você vai tomar trombada, não tem jeito.”, destacou.
“Então você tem que saber a hora de acelerar, você tem que saber a hora de brecar. Agora, o ‘não crescimento’ tem que ser uma escolha.”.
Ao ser perguntado sobre o atual momento do mercado financeiro, Lulia explica que vê o mercado brasileiro como o de um país emergente, com um ambiente altamente competitivo.
“Não existe nenhum país desenvolvido sem uma indústria financeira forte, porque simplesmente é através do setor financeiro que você viabiliza projetos quaisquer de investimento. Então, eu acho que você ter um mercado financeiro bem desenvolvido, é um pressuposto muito importante para você ter um país que consiga prosperar.”, finaliza.