CryptoTimes

O Dólar Digital precisa ter essas quatro características, segundo Jerome Powell, do Fed

27 set 2022, 15:08 - atualizado em 27 set 2022, 16:39
Jerome Powell Federal Reserve CBDC
(Imagem: Kevin Dietsch/Pool via Reuters/File Photo)

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, falou sobre as moedas digitais emitidas pelo Banco Central (CBDCs na sigla em inglês) em um painel de discussão sobre finanças digitais, onde dividiu o palco com a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, em evento do Banco da França nesta terça-feira (27).

Segundo Powell, o processo de “normalização monetária” nos EUA expôs fragilidades no ecossistema das finanças descentralizadas (DeFi), e, por essa razão, precisa de uma “regulação cuidadosa e bem pensada”.

Entre os problemas estruturais das finanças descentralizadas – setor liderado pelas criptomoedas – está a falta de transparência, segundo Powell.

As quatro características necessárias de uma CBDC, segundo Powell

Sobre as CBDCs, o presidente do Fed disse que, caso o Fed emitisse uma, ela deveria ter quatro características.

O primeiro que Powell afirmou é que deveria ser “intermediário”. Em segundo lugar, deve ser “protegido pela privacidade”. Em terceiro lugar, Powell abordou que deveria ter “a identidade verificada”.

Isso significa que a moeda digital do banco central dos EUA não seria um “instrumento anônimo”. Os detalhes do titular e para quem e para onde é transferido serão públicos.

A quarta característica declarada por Powell é a “interoperabilidade”. Ele afirmou que eles estão tentando equilibrar a proteção da privacidade com a verificação de identidade.

Powell diz que, para que o Fed prossiga com uma CBDC, é necessária a aprovação do Congresso e do Poder Executivo. Além disso, ele antecipa que esse procedimento levará alguns anos para ser concluído porque eles estão usando análises precisas para estabelecer conclusões.

“Então, vemos isso como um processo de pelo menos alguns anos, onde estamos trabalhando e construindo a confiança do público em nossa análise e em nossas conclusões finais, que, como eu disse, certamente ainda não chegamos.”

Por fim, Powell disse que, mesmo em um cenário onde uma legislação para criar uma CBDC nos EUA seja aprovada, ainda assim seria preciso alguns anos de pesquisa para que o projeto saia do papel.

No caso do Brasil, o Banco Central está mais avançado e os testes para o Real Digital teve início este mês.

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter do Crypto Times
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
leonardo.cavalcanti@moneytimes.com.br
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar