O desafio de precificação justa do bitcoin
Criptoativos são naturalmente diferentes quando comparados aos ativos financeiros tradicionais, devido à singularidade dos seus “fundamentais”. Fundamentais são geralmente caracterizados como o valor de um ativo baseado no fluxo de rendimento que pode ser adquirido ao longo do tempo.
Em empresas, esse fluxo é o de caixa; em imóveis, é o de locação.
Criptomoedas como bitcoin (BTC) não fornecem dividendos ou locações, e não são apoiadas por um estado-nação com produções econômicas da mesma forma que as moedas fiduciárias.
Hoje, ativos como bitcoin e ether (ETH) são valorados principalmente por fatores como se serão ativos de “porto seguro” reais ou se seu blockchain subjacente irá sustentar redes de pagamento digitais e mundiais, ou até se eles serão um elemento importante da infraestrutura de apoio para a nova internet.
Os stakeholders que avaliam essas perspectivas e determinam o valor dos criptoativos são diversos. Eles incluem os verdadeiros adeptos da tecnologia, especuladores em busca de vantagens de mudanças de sentimento e céticos que acham que a perspectiva de futuro dos criptoativos é superestimada.
A descoberta de preço se dá nas exchanges. Coinbase e Binance são duas das maiores, mas existem centenas de exchanges de criptoativos ao redor do mundo. Exchanges ou fazem o trading de um criptoativo para outro ou de um criptoativo para um ativo líquido (geralmente uma moeda fiduciária).
Quanto vale?
Determinar um preço justo para o bitcoin ou qualquer outro criptoativo é algo desafiador. Bitcoin é naturalmente digital e, assim, é fácil configurar uma infraestrutura de trading para ele. Hoje, existem milhares de pares de trading únicos para o bitcoin, negociáveis em centenas de exchanges.
Por outro lado, cada um desses pares são negociados por meio de seus próprios pares e livros de oferta, o que significa que todos eles registram diferentes preços de um mesmo ativo.
Esse problema se intensifica pela falta de bons indicadores de fundamentais associados ao valor dos criptoativos.
Não há fluxo de caixa equivalente que possa ser usado para determinar o verdadeiro valor do bitcoin, então os traders ficam olhando para preços informados pelas exchanges para determinar quanto vale o bitcoin.
O universo de trading dos criptoativos é segmentado ao redor do mundo. Por exemplo, exchanges como Liquid e Bitflyer são usadas por traders no Japão; Coinbase e Gemini, na América do Norte; e Upbit e Bithumb, na Coreia do Sul.
Geralmente, essas diferenças regionais se materializam como períodos estendidos, em que o preço de um único ativo difere consideravelmente nas exchanges regionais segmentadas, o que estraga, constantemente, a “lei do preço único”.
Diferenças regionais nos preços de um único ativo digital ocorrem por conta de:
1. controles de capital específicos de países previnem a movimentação eficaz de ativos entre regiões. Lucros de arbitragem iriam se materializar por períodos curtos de tempo se fosse permitido que o capital fluísse mais e melhor entre as regiões;
2. regiões com sistemas financeiros ruins ou com menos acesso a produtos de investimento são, geralmente, mais sensíveis a períodos de otimismo de preço porque são mais propensas a se beneficiar mais de uma possível melhora na adoção. É por isso que mercados associados a regiões como Turquia e Coreia do Sul geralmente vivenciam períodos significativos de um extra nos preços em comparação a mercados na América do Norte e Europa.
Além disso, o espaço de exchanges de criptoativos é fluido.
As principais exchanges geralmente encerram suas atividades ou emergem, afetando o “verdadeiro” preço global de um ativo específico. Isso significa que as metodologias de valoração precisam ser ajustadas constantemente para refletir o dinâmico cenário de negociação nas exchanges.
É algo aterrorizante para um investidor individual filtrar pelo ruído dos numerosos preços regionais e determinar um único preço global para um ativo.
A metodologia de descoberta de preço da Brave New Coin
Muito deve ser levado em consideração ao determinar um preço único de um criptoativo.
A metodologia utilizada pela Brave New Coin para consolidar os inúmeros preços registrados para criptoativos envolve avaliar a profundidade do livro de ofertas, os volumes históricos e as discrepâncias, além de consolidar licitações e preços de oferta.
Avaliações qualitativas também são feitas a respeito da credibilidade de determinadas exchanges ou preços por conta de riscos de contraparte ou padrões de volume incomuns.
Nesse ambiente, a integração da BNC Pro com os dados de preço de mercado da Brave New Coin oferece aos traders e investidores informações de preço confiáveis para mais de 1,5 mil ativos e 6 mil pares — curados e filtrados para eliminar dados possivelmente estranhos e falsos, além de serem acessíveis por meio de uma experiência única como um terminal.
Precisão e transparência estão se tornando requisitos e diferenciadores fundamentais para o mercado de investimento em cripto. Com a remoção de ruídos do mercado de cripto extremamente fragmentado, traders e investidores podem tomar decisões mais racionais sobre uma precificação justa.
Retornos de investimento de um usuário individual também são calculados pela metodologia de preço à vista mundial da BNC, ou seja, investidores têm uma visão clara de sua relação lucro/prejuízo em dólares.
Os recursos premium da BNC Pro são acessados com o token da BNC, disponível em uma oferta de inicial de exchange (IEO) realizada pelas exchanges Liquid e Probit.