Empresas

O céu é o limite? TSMC prevê crescimento de até 26% nas receitas, impulsionado por IA

19 jan 2024, 17:52 - atualizado em 19 jan 2024, 17:52
TSMC prevê crescimento de até 26% nas receitas
TSMC cresce globalmente, mas China e Estados Unidos podem representar obstáculos (Imagem: REUTERS/Ann Wang)

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), afirmou nesta quinta-feira (18) que prevê um crescimento de cerca de 26% em suas receitas. As ações da empresa, responsável por mais de 50% dos semicondutores globais e mais de 80% dos semicondutores de ponta, são impulsionadas pelo papel cada vez maior da Inteligência Artificial (IA).

Em seus relatórios de lucros do quarto trimestre, a fabricante de semicondutores, os populares chips, afirmou que no quarto trimestre, a receita aumentou 14.4% sequencialmente [em relação ao terceiro trimestre], “apoiada pela forte aceleração contínua de nossa tecnologia de 3 nanômetros líder do setor”.

Além disso, a subida nas ações (TSMC34) aumentou mais de US$ 100 bilhões ao seu valor de mercado. Ainda que as ações da TSMC estejam 15% abaixo do nível recorde, ocorrido há dois anos, elas ainda impulsionam outras ações de chips em bolsas asiáticas.

Para 2024, o CEO C.C. Wei espera que “2024 seja um ano de crescimento saudável para a TSMC, apoiado por uma demanda robusta relacionada à IA”.

A TSMC percebeu os efeitos que a IA geraram no consumo de seus produtos, com a procura por chips mais avançados que são melhores para trabalhar com os modelos de Inteligências Artificiais. A maior parte de seus chips vão para o setor de computação de alta performance e smartphones

Para Matheus Spiess, analista da Empiricus, os investidores atuais deveriam seguir com cautela, mantendo as ações da TSMC por mais algum tempo. Já para novos investidores, “a entrada no papel pode ser arriscada, dada a margem de segurança mais baixa”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eleições em Taiwan e cenário econômico dos EUA influenciam empresa

O presidente eleito de Taiwan, Lai Ching-te, apoia a decisão da TSMC de expandir a produção para mercados do exterior.

Entretanto, seu discurso é tomado como “separatista” da China, irritando o gigante asiático, e as influências da vitória de Lai ainda serão sentidas pelos próximos meses.

Outro fator que influência nas ações da TSMC, e de outras empresas de tecnologia, é a incerteza sobre quando serão realizados os cortes de juros pelos Estados Unidos (EUA). As altas taxas de juros impactaram negativamente no setor de tecnologia.

A crença de que o Federal Reserve (Fed) realizará cortes no começo do ano diminui cada vez mais, mas as esperanças de que os cortes serão realizados ainda em 2024 permanecem.