“O bitcoin não vai escapar”: Bridgewater considera lançar fundo com ativos alternativos
Bridgewater Associates está analisando o bitcoin mais de perto, segundo o fundador Ray Dalio.
“Estou escrevendo isto para esclarecer o que eu acho sobre o bitcoin”, escreveu Dalio na coluna BridgeWater Daily Observations — newsletter diária enviada pela empresa a seus diretores de informação e clientes, em que um deles compartilhou os detalhes com o The Block.
“Acredito que o bitcoin seja uma baita invenção.”
Anteriormente, Dalio havia dito que ele não acreditava que o bitcoin funcionaria com uma moeda do dia a dia. Ele voltou atrás em sua crítica em dezembro, afirmando que criptomoedas, como o bitcoin, poderiam ser um “ativo parecido com o ouro”.
O bitcoin não está pronto
para o sucesso esperado, afirma Ray Dalio
Na newsletter, Dalio acrescentou que o bitcoin “parece com uma opção de longa duração em um futuro completamente desconhecido na qual eu poderia aplicar uma quantia de dinheiro e não me importaria em perder 80% dela”.
“É com isso que o bitcoin se parece para este leigo”, acrescentou ele.
Dalio também compartilhou suas preocupações sobre o armazenamento seguro de bitcoin contra ataques cibernéticos. Ele também contestou a ideia de que o bitcoin seja um ativo escasso, destacando que existem muitos outros “ativos parecidos com o bitcoin”.
Meus amigos e eu, na Bridgewater, estamos focando atentamente no armazenamento alternativo de ativos de riqueza e esperamos que a Bridgewater forneça, em breve, um fundo com ativos alternativos e um veículo de armazenamento de fundos de riqueza para lidarmos melhor com a desvalorização do dinheiro e do crédito, que consideramos serem um grande risco e oportunidade, e o bitcoin não vai escapar de nossa análise.
A newsletter de 14 páginas se aprofunda no desempenho histórico do bitcoin para avaliar se pode funcionar como um “veículo de armazenamento alternativo”. Por fim, a carta de Dalio indica que ainda é muito cedo para dizer o que acontecerá no futuro:
Ao todo, está claro que o bitcoin possui recursos que podem torná-lo em um veículo atrativo de armazenamento de riqueza; também se provou resiliente até agora.
Porém, temos de reconhecer que esse veículo financeiro só tem uma década de idade.
Em termos absolutos e em relação a veículos de armazenamento de riqueza já consagrados, como o ouro, como esse ativo digital irá se sair no futuro?
Futuros desafios ainda podem surgir com a computação quântica, revolta regulatória ou questões que ainda não determinamos.
Mesmo se nenhuma dessas se materializar, o bitcoin, por enquanto, nos parece ser uma opção de possível veículo de armazenamento de riquezas.