O ano dos Fiagros e a ‘nuvem negra’ que paira sobre o agronegócio em 2026, segundo a Éxes
O Grupo Éxes, empresa focada em gestão de recursos, produtos e serviços financeiros, viu 2025 como um período de recuperação para o agronegócio e para os Fiagros, com a cadeia de grãos ainda sofrendo com efeitos que começaram na guerra da Rússia e a alta da Selic.
Para 2026, a expectativa da casa é de continuidade deste processo de recuperação, em especial para soja, que parece ter superado seu pior momento. No entanto, segundo o fundador da Éxes, Artur Carneiro, a fotografia do próximo ano aponta para uma “nuvem negra” no setor de açúcar e etanol por conta dos preços mais baixos.
“Isso pode trazer surpresa para aqueles que acreditavam que esse é o um setor high-grade e que, pelo acesso ao mercado de capitais, ele seria descolado desse momento do agro. É uma commodity e como todas commodities há uma série de fatores que podem impactar essas empresas. Isso pode perpetuar a aversão ao risco no segmento”, afirmou, ao Money Times.
Do lado da gestão de recursos, a Éxes acredita que o trabalho está “mais fácil de fazer”, já que há menos oferta de capital do que demanda. Isso facilita na hora de selecionar quem deve receber, com melhores garantias e preços.
“A gente acaba podendo apertar muito mais a peneira. Entra muita mais coisa do que sai, o que a ajuda a melhorar a seleção dos ativos. Eu consigo pagar bem, guardar e me preparar para o futuro. Em algum momento vão entender e olhar: ‘esse ativo paga tanto; tem tanto de gordura. E aí o preço se adequa mais com o patrimonial”.
A Éxes é gestora do Fiagro AGRX11 (Exes Araguaia). O fundo devolveu 1,52% (até 16h01 de 15 de dezembro) e apresentou um dividend yield de 15,84% nos últimos 2 meses.
A companhia também conta com o Éxes FIDC Xingu, que tem como objetivo investir em Direitos Creditórios de produtores e outros que atuem no segmento de agronegócio nas culturas de soja, milho e/ou algodão, podendo utilizar-se de outras culturas apenas para fins de rotação de lavoura. Além desse fundo, a gestora tem no seu portfólio o Éxes FIDC Carajá.