Economia

O adeus de Paulo Guedes; ministro pede férias e não retorna mais para o Ministério da Economia

20 dez 2022, 11:23 - atualizado em 20 dez 2022, 11:23
Caminhões de mudança já começaram a retirar parte dos pertences de Paulo Guedes e Jair Bolsonaro das residências oficiais

Paulo Guedes não volta mais. O Ministro da Economia do governo de Jair Bolsonaro deixou nesta segunda-feira (19) a administração federal para não retornar mais.

A pedido do ministro, o presidente Jair Bolsonaro assinou as férias do economista pelo período de 19 a 31 e dezembro de 2022. A partir do dia 1 de janeiro de 2023, Fernando Haddad assume o Ministério da Fazenda e passa a responder pela gestão econômica do governo federal.

Conhecido no mercado financeiro como “posto Ipiranga”, Guedes também já desocupou a Granja do Torto, residência oficial da presidência ocupada pelo ministro nos últimos anos. Nesta segunda-feira (19), caminhões de mudança já faziam a retirada dos bens de Guedes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Guedes em residência da Presidência

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deve ocupar o local imediatamente e passar ao Palácio do Alvorada quando o atual presidente Jair Bolsonaro se retirar do local, ainda sem data para acontecer. Até o momento, Lula tem se hospedado em um hotel da capital federal.

A Granja do Torto é uma das residências oficiais da Presidência da República. Fica nos arredores do Plano Piloto e tem características de casa de campo. Seu nome está relacionado à sua localização, na Fazenda do Riacho Torto, em Brasília.

Uma granja para o fornecimento de ovos e frangos também foi construída no terreno. Segundo a presidência, o local tem 37 hectares, incluindo um lago e córrego artificiais, piscina, campo de futebol, quadra poliesportiva, churrasqueira, heliponto e área de mata nativa.

Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
matheus.caselato@moneytimes.com.br
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.