NY: juros nos EUA deve chegar até 3,25% e mercados iniciam semana com pessimismo
Os índices acionários de Nova York abriram em queda nesta segunda-feira (19), consolidando a aversão ao risco antes da decisão de política monetária do Federal Reserve na quarta-feira (21).
Por volta das 11h20, o Dow Jones tinha leve alta de 0,07%, o S&P 500 perdia 0,19% e o Nasdaq caia 0,36%. Apesar de abrir em território negativo, o índice Dow recuperou parte do fôlego e permanece próximo à estabilidade.
O que está em jogo
A autoridade monetária dos EUA se reúne na quarta-feira (21), quando deverá decidir por um terceiro aumento seguido de 0,75 ponto percetual na taxa básica de juros, aos 3,00 – 3,25% anuais. A chance de um aumento de 1,00 p.p. também não está completamente descartada.
O reconhecimento de que as taxas permanecerão por mais tempo mais altas do que a média desencadeia o pessimismo que desidrata os mercados acionários e insufla os mercados das Treasuries (os títulos da dívida pública americana).
A elevação dos juros básicos da economia é a única ferramenta de que dispõe o Fed para diminuir a galopante inflação americana, que chegou a 8,3% em agosto na base anual. Por outro lado, o ‘remédio amargo’, ao tornar o custo do capital mais alto, retira liquidez do sistema financeiro e pressiona a demanda.
No limite, a ação do Fed induz uma desaceleração que pode, eventualmente, se transformar em uma recessão econômica, com desemprego em massa. Os indicadores que apontam para este cenário estão cada vez mais frequentes, mas ainda são insuficientes para saber se a paralisia completa da economia será o preço final a ser pago para vencer a inflação.
O aprofundamento da aversão ao risco em Wall Street certamente não ficará por lá, caso o Fed materialize as perspectivas mais pessimistas. É esperado que o Ibovespa continue também refém do pessimismo exterior.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!