BusinessTimes

Nvidia se prepara para revelar novas tecnologias de inteligência artificial

21 mar 2023, 12:57 - atualizado em 21 mar 2023, 12:57
Nvidia
A Nvidia passou a dominar o campo de venda de chips usados para desenvolver tecnologias de inteligência artificial generativas (Imagem: Reuters/Robert Galbraith)

O presidente-executivo da Nvidia, Jensen Huang, deve divulgar nesta terça-feira novos chips e tecnologias de inteligência artificial na conferência anual da empresa para desenvolvedores de software.

Os analistas estarão atentos para que a empresa traga mais detalhes sobre como planeja ampliar a acessibilidade ao poder de processamento como os usados para desenvolver tecnologias em rápido crescimento, como o chatbot ChatGPT.

No mês passado, Huang disse a investidores que lançará seu próprio serviço de computação em nuvem para oferecer maior acesso disponível a grandes sistemas criados com seus chips.

Na conferência desta terça-feira, a empresa discutirá “o que vem a seguir” em inteligência artificial, informou a empresa em seu site.

A Nvidia passou a dominar o campo de venda de chips usados para desenvolver tecnologias de inteligência artificial generativas, que podem responder a perguntas com textos ou gerar novas imagens com base em um prompt de texto.

Essas novas tecnologias dependem do uso de milhares de chips Nvidia ao mesmo tempo para treinar os sistemas de inteligência artificial em enormes quantidades de dados.

A Microsoft, por exemplo, criou um sistema com mais de 10 mil chips Nvidia para a startup OpenAI usar no desenvolvimento das tecnologias que sustentam seu popular ChatGPT.

Embora a empresa enfrente a concorrência no mercado de chips com a AMD e de várias empresas iniciantes, a empresa detém mais de 80% do mercado de chips usados em sistemas de treinamento de inteligência artificial.

A explosão da adoção da tecnologia ajudou a impulsionar as ações da Nvidia em 77% este ano, em comparação com um aumento de 11,5% no Nasdaq Composite Index.

Com uma capitalização de mercado de 640 bilhões de dólares, a Nvidia cresceu e se tornou cerca de cinco vezes mais valiosa do que a rival de longa data Intel.

reuters@moneytimes.com.br