Nvidia negocia com SoftBank para compra da Arm
A Nvidia está em negociações avançadas para comprar a Arm, designer de chips que pertence ao SoftBank, de acordo com pessoas a par do assunto.
As duas partes pretendem chegar a um acordo nas próximas semanas, disseram as pessoas, que não quiseram ser identificadas. A Nvidia é a única candidata em discussões concretas com o SoftBank, segundo as pessoas.
Um acordo para a compra da Arm pode ser o maior de todos os tempos no setor de semicondutores, que passa por uma consolidação nos últimos anos em meio à corrida por diversificação e escala.
A tecnologia da Arm, que tem sede em Cambridge, Inglaterra, é usada nos chips de produtos da Apple e aparelhos conectados, por exemplo. O SoftBank pagou US$ 32 bilhões pela Arm em 2016.
Nenhuma decisão final foi tomada e as negociações podem durar mais ou não ir em frente, disseram as pessoas. O SoftBank pode buscar outros interessados caso não consiga um acordo com a Nvidia, disseram as pessoas. Representantes da Nvidia, SoftBank e Arm não comentaram.
Qualquer acordo com a Nvidia, que é cliente da Arm, provavelmente provocaria escrutínio regulatório e oposição de usuários da tecnologia da empresa.
Outros clientes poderiam exigir garantias de que um novo proprietário continuaria fornecendo igual acesso ao conjunto de instruções da Arm.
O bilionário Masayoshi Son, CEO do SoftBank, tem vendido algumas joias da coroa na tentativa de pagar dívidas do conglomerado japonês.
O SoftBank vendeu parte de sua participação na gigante chinesa da Internet Alibaba e uma fatia na operadora móvel T-Mobile US.
A Nvidia, com sede em Santa Clara, Califórnia, é a maior fabricante de chips gráficos do mundo. As ações da empresa subiram 1,4% nas negociações de Nova York na quinta-feira, o que totaliza valor de mercado de cerca de US$ 261 bilhões. O preço da ação mais do que dobrou nos últimos 12 meses.