Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Números do 3º trimestre devem comprovar melhora de shoppings, diz BB Investimentos

Diana Cheng - 15/10/2019 - 16:28
A expectativa é positiva para as três empresas de cobertura do BB-BI: Multiplan, JHSF e brMalls (Imagem: Pixabay)

Por Investing.com

Com melhores números na base anual e a retomada gradual da confiança do consumidor, o terceiro trimestre de 2019 deve apresentar números positivos para o setor de shoppings centers, na avaliação do Banco do Brasil Investimentos (BB-BI) em relatório enviado nesta terça-feira a clientes.

A expectativa é positiva para as três empresas de cobertura do BB-BI, com destaque para Multiplan (MULT3), que deve avançar em 3,7% nas receitas, contra 1,9% da JHSF (JHSF3) e 0,7% da brMalls.

A equipe destaca que o período foi marcado pela aquisição de 11,28% da Delivery Center pela Cyrela (CYRE3) Commercial Properties (CCP). A Delivery Center é uma companhia que integra o varejo físico às plataformas de mercado digital, com entrega de produtos em até uma hora usando shoppings como centros de distribuição urbanos. Atualmente, a Multiplan (16,83%) e a brMalls (34,52%) estão entre os seus principais acionistas da empresa.

Para os analistas, a transação envolvendo a CCP e a Delivery Center reforça a tendência observada no setor que envolve uma maior participação de shoppings no e-commerce por meio do uso destes como centros de distribuição de produtos adquiridos no e- commerce.

A explicação é que os donos de lojas satélites de shoppings se uniram para criar o seu marketplace. Com o marketplace próprio, os lojistas satélites esperam reduzir o custo de operação. Hoje, além da despesa de ocupação da loja, que representa entre 10% a 20% do valor da venda, os marketplaces criados por shoppings são cobrados e o custo de ocupação aumentou para 25% sobre as vendas.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!

Com isso, no acumulado entre janeiro e agosto, as vendas nos shoppings subiram 8,3% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Segundo o Índice Cielo (CIEL3) de Varejo Ampliado (ICVA), sem descontar a inflação, as vendas cresceram a uma taxa nominal de 6% na semana do Dia dos Pais em relação ao mesmo período do ano passado.

Além disso, as vendas nos shoppings durante a Semana do Brasil – entre os dias 6 e 15 de setembro – foram 16,8% maiores do que em comparação com o mesmo período do ano passado, conforme apuração do ICVA, contratado pela Abrasce. O resultado superou a previsão da entidade, que era de alta de 5%.

Preço-alvo – Upside – Balanço

BrMalls – R$ 17,20 +19,50% – 13/11

JHSF – R$ 5,40 +16,6% – 1/11

Multiplan – R$ 33,20 +18,90% 29/10

Última atualização por Diana Cheng - 15/10/2019 - 16:29