ImóvelTimes

Números deixam claro que cautela chegou às incorporadoras antes de afetar compradores de imóveis, diz colunista do Money Times

21 set 2022, 15:11 - atualizado em 22 set 2022, 14:58
UBlink Jorge Ben Jor
“Prudência e dinheiro no bolso, canja de galinha não faz mal a ninguém” (Imagem: Alexandre Macieira/Riotur)

Cautela, compasso de espera e desaceleração de lançamento imobiliários darão o tom da atuação das incorporadoras com foco nas rendas média e alta, no curto prazo, até que seja definido o nome do próximo presidente da República e anunciadas as prioridades de atuação do governante para o período de 2023 a 2026.

Essa tendência pode ser observada nos lançamentos de unidades residenciais na capital paulista – maior mercado imobiliário do país – em julho. No mês, o volume apresentado pelas empresas teve queda de 35%, na comparação anual, segundo o Secovi-SP, para 6.934 imóveis.

Incorporadoras e consumidores não estão atrelando suas decisões a um ou outro vencedor das eleições majoritárias, mas a um cenário mais previsível.

Momentos de incerteza são mais desafiadores para definições de compra de uma casa ou um apartamento – um dos marcos da vida da maioria das pessoas – e de contratação de financiamento imobiliário por prazo que pode chegar a 35 anos.

Ainda assim, os números de julho deixam claro que a cautela chegou às incorporadoras antes de afetar, mais fortemente, os compradores de imóveis.

As vendas de novas moradias cresceram 10,8%, de acordo com o Secovi-SP, para 5.955 unidades. Em valores, a expansão foi de apenas 1,6%, indicando aumento da participação de imóveis com menor preço unitário no mix total.

O comportamento distinto entre lançamentos e comercialização evidencia que as vendas foram puxadas por estoques.

No fim de julho, havia 64.181 unidades residenciais novas disponíveis para venda, em São Paulo, ou seja, 36,4% acima de um ano antes. Considerando-se o volume vendido em julho, o estoque correspondia a 10,8 meses de comercialização.

Em um ambiente que inclui dúvidas em relação a quando a inflação estará mais próxima do centro da meta e ao momento em que os juros voltarão a cair, muitas incorporadoras optaram por diminuir o ritmo de lançamentos, após dois anos bastante aquecidos, também para evitar risco de aumento expressivo do volume em estoque.

Caso parte da demanda deixe de ser atendida, o mercado de imóveis usados poderá se beneficiar, ainda que os bancos estejam mais restritos na concessão de crédito habitacional para o segmento do que para unidades novas.

Até que haja um cenário mais estável, uma parcela dos consumidores, principalmente de classe média, tende a optar pela locação – cujo contrato é, geralmente, de 30 meses – em vez da compra de uma casa ou de um apartamento.

Levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV) aponta aumento de 1,76%, em agosto, acima da alta de 1,05% registrada em julho. Em 12 meses, o incremento chegou a 10,41%, em agosto, ante a taxa de 8,65% do mês anterior.

Neste semestre, as incorporadoras precisarão adequar seu cronograma também a uma Copa do Mundo deslocada do calendário tradicional de junho e julho. Tradicionalmente, durante o evento mundial, a atenção dos consumidores se concentra nos jogos e nas eventuais celebrações e não na procura por imóveis.

Mas mesmo com os desafios até dezembro, entidades representantes do setor ainda esperam resultados consolidados, em 2022, semelhantes aos do ano passado. Isso porque o desempenho das empresas com atuação principal no Casa Verde e Amarela tende a melhorar devido às mudanças anunciadas, recentemente, para o programa habitacional.

O Secovi-SP projeta lançamentos e vendas de imóveis residenciais, na capital paulista, em linha com os de 2021, segundo o presidente, Rodrigo Luna. No ano passado, os lançamentos somaram 81.841 unidades, em São Paulo, enquanto as vendas chegaram a 66.092 unidades.

A expectativa de estabilidade, neste ano, é compartilhada pelo presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins. Pesquisa da CBIC realizada em 197 municípios, em 2021, indica lançamento de 309.022 unidades e venda de 295.724 unidades. A tendência é que os números sejam mantidos, com possibilidade de pequena variação para cima ou para baixo.

Na primeira metade de 2022, os lançamentos das incorporadoras listadas em bolsa cresceram 6,4%, para R$ 17,6 bilhões, conforme levantamento da UBlink. As vendas líquidas tiveram expansão de 9,6%, para R$ 16,5 bilhões.

Os números consolidados incluem informações de Cury, Cyrela, Direcional Engenharia, Even, EZTec, Gafisa, Helbor, ix. (ex-PDG), Lavvi, Melnick, Mitre Realty, Moura Dubeux, MRV&Co, Plano&Plano, RNI Negócios Imobiliários, Rossi Residencial, Tecnisa, Tenda, Trisul e Viver Incorporadora.

Para 2023, a expectativa é de retomada do ciclo de expansão do setor, incluindo os lançamentos dos padrões médio e alto. É possível que incorporadoras e imobiliárias façam parte, inclusive, do novo ciclo de ofertas iniciais de ações (IPOs) e ofertas subsequentes de ações (follow-ons) que o mercado avalia que ocorrerá no próximo ano.

Apesar da melhora esperada em relação ao ambiente de negócios, o setor imobiliário continuará a ser afetado por questões macroeconômicas, em um ano em que, independentemente de quem estiver à frente do país, o Brasil precisará passar por um ajuste fiscal e apresentar melhora dos indicadores de emprego e desemprego.

Rogério Santos é graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, com pós-graduação em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Possui mais de 30 anos de experiência no mercado imobiliário. Foi responsável pela implementação e gestão de todo Marketing na Cyrela por onde esteve por 8 anos, foi diretor de Marketing na Tecnisa e participou da fundação da Abyara como diretor de Marketing e posteriormente assumindo a Vice-presidência. Criou o conceito de Outlet imobiliário em 2011 com a RealtON e foi um dos fundadores da KeyCash, e-buyer company. Atualmente é sócio diretor da UBlink Tecnologia S.A.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, com pós-graduação em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Possui mais de 30 anos de experiência no mercado imobiliário. Foi responsável pela implementação e gestão de todo Marketing na Cyrela por onde esteve por 8 anos, foi diretor de Marketing na Tecnisa e participou da fundação da Abyara como diretor de Marketing e posteriormente assumindo a Vice-presidência. Criou o conceito de Outlet imobiliário em 2011 com a RealtON e foi um dos fundadores da KeyCash, e-buyer company. Atualmente é sócio diretor da UBlink Tecnologia S.A.
rogerio.santos@moneytimes.com
Graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, com pós-graduação em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Possui mais de 30 anos de experiência no mercado imobiliário. Foi responsável pela implementação e gestão de todo Marketing na Cyrela por onde esteve por 8 anos, foi diretor de Marketing na Tecnisa e participou da fundação da Abyara como diretor de Marketing e posteriormente assumindo a Vice-presidência. Criou o conceito de Outlet imobiliário em 2011 com a RealtON e foi um dos fundadores da KeyCash, e-buyer company. Atualmente é sócio diretor da UBlink Tecnologia S.A.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar