BusinessTimes

Número de micro e pequenas empresas que querem investir cresce no 3º trimestre, revela Boa Vista

24 set 2019, 14:44 - atualizado em 24 set 2019, 14:44
46% das microempresas esperam investir em pessoal e força de trabalho até o fim do ano (Imagem: Pixabay)

O número de micro e pequenas empresas que têm perspectiva de realizar novos investimentos cresceu de 35% para 50% e de 38% para 53%, respectivamente, no terceiro trimestre deste ano ante o mesmo período de 2018, de acordo com dados da Boa Vista.

Segundo a Pesquisa Perspectiva Empresários, as médias e grandes empresas também se mostraram otimistas, com 56% e 53%, respectivamente, pretendendo investir mais.

Áreas investidas

Dentre as micro empresas, 46% esperam investir em pessoal e força de trabalho até o fim do ano, enquanto o percentual das pequenas que seguirão os mesmos passos corresponde a 49%.

55% dos micro e 49% dos pequenos negócios querem investir em novos produtos e serviços. O percentual das médias e grandes é ainda maior – 78% e 63%, respectivamente.

Faturamento

As empresas no geral estão otimistas quanto à perspectiva de faturamento. 58% dos micro e 62% dos pequenos negócios estimam crescimento; 33% das médias também. Quanto às grandes empresas, o otimismo caiu de 67% para 57%.

Inadimplência e endividamento

Das microempresas, 33% estão otimistas quanto à diminuição da inadimplência, seguidas pelas médias, com 28%, das grandes, com 26%, e das pequenas, com 25%.

Para 40% das micro, 33% das pequenas, 28% das médias e 37% das grandes empresas, o endividamento deve ficar menor em 2019.

Demanda por crédito e taxas de juros

No terceiro trimestre, subiu para 41% o percentual de empresas que apresentaram intenção de buscar crédito para investir no próprio negócio

No terceiro trimestre, subiu para 41% o percentual de empresas que apresentaram intenção de buscar crédito para investir no próprio negócio.

“O principal motivo para aumentar a demanda por crédito concentra-se na pretensão de realizar novos investimentos, para empresas de todos os portes. Alavancar capital de giro e pagar dívidas são as outras opções”, explica a Boa Vista.

As empresas também esperam pagar taxas de juros menores neste ano.

Pesquisa

A pesquisa foi via internet. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 95% de grau de confiança e margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou menos.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.