Número de fusões e aquisições no Brasil avançam 3% em agosto
Em agosto, foram anunciadas 146 transações de fusões e aquisições (M&A, em inglês) no Brasil. Trata-se de um aumento de 3% em relação ao mesmo mês de 2021, segundo dados de um levantamento da consultoria de riscos Kroll.
Entre os meses de janeiro a agosto, foram realizadas 1.011 transações – 2,3% a menos ao se comparar com mesmo período de 2021, quando foram registradas 1.035 transações.
Além disso, as 146 transações anunciadas em agosto de 2022 estão 15,8% acima da média de transações anunciadas no ano (126 transações por mês) e 8,1% acima da média do ano de 2021 (135 transações por mês).
Para Alexandre Pierantoni, managing director e head de corporate finance da Kroll no Brasil, apesar da recuperação das fusões e aquisições no mês, o contexto mundial e brasileiro continuam incertos.
“Se na perspectiva global temos a situação na Ucrânia, os lockdowns na China, a questão inflacionária e o impacto global nas cadeias de suprimentos, internamente temos de adicionar relevantes fatores, como o ruído decorrente em consequência das eleições e a questão do déficit fiscal”, aponta.
Setores aquecidos
O estudo revela que o setor com o maior número de transações é o de Software e Serviços de TI, com 30 transações. Na sequência vem o setor de Financeiras e Serviços Financeiros, com 29 transações e Equipamentos e Serviços de Saúde, com 11 transações.
Pierantoni destaca ainda que setores associados ao agronegócio e, particularmente, de distribuição de insumos, continuam apresentando significativa atividade.
Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!