Número de empresas industriais que investem em inovação de produtos sobe para 13,8%
As empresas industriais que investem em inovação de produtos ainda não existentes no mercado subiram de 12,4% para 13,8% entre o terceiro e quarto trimestres de 2018. Os dados são da pesquisa realizada pela Sondagem da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), feita em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV).
Em relação à quantidade de empresas que inovaram com produtos novos no mercado, porém já existentes, o percentual caiu 1,7%, ficando em 31,5% no último trimestre do ano passado.
Como declarar investimentos no IR? Baixe agora o nosso guia completo
Quanto aos processos novos ou aperfeiçoados para a empresa, houve crescimento de 3,5 pontos percentuais na comparação trimestral. Os métodos novos para o mercado, por outro lado, caíram para 8,2% no mesmo período.
“Os números revelam perda do dinamismo no setor industrial em 2018. Vários fatores contribuíram para isso, entre eles a greve dos caminhoneiros, o cenário externo turbulento e a elevada incerteza gerada pelo período eleitoral”, explica Guto Ferreira, presidente da ABDI.
Ferreira acredita que, no momento atual, os empresários estão mais cautelosos quando o assunto é inovação, e por isso conclui: “Considerando o ritmo lento de crescimento para este ano, as perspectivas de inovação para os próximos trimestres devem ser avaliadas com cautela”.