Número de empresas com mulheres na liderança cresce em 2019
A última International Business Report (IBR) – Women in Business 2019, pesquisa desenvolvida pela Grant Thornton, revelou que o percentual de empresas com pelo menos uma mulher em cargo de liderança atingiu 93% no ano passado. Para cargos de alto nível, no entanto, apenas 15% dos negócios têm uma mulher no topo.
“O número de mulheres em cargos de liderança ainda é baixo devido a inúmeros fatores: muitas pensam que não são capazes de ocupar cargos tidos como ‘masculinos’, preconceito da própria empresa, dificuldade em conciliar família e trabalho por falta de apoio do companheiro”, explica Gil Vasconcelos, diretora de Incorporação da Kazzas.
Vasconcelos ainda diz que as mulheres enfrentam dificuldades como candidatas a uma vaga de emprego. Em muitos casos, recrutadores não reconhecem que elas têm chances iguais de ocupar determinado cargo.
“As empresas precisam ser mais inclusivas e mostrar que as mulheres são mais do que capazes de ocupar cargos de liderança. Esse é mais um passo rumo à equidade de gênero”, finaliza a diretora.