Número de empresas abertas cresce 16,1% no 1º semestre
O número de novas empresas subiu 16,1% no primeiro semestre do ano frente ao mesmo período de 2018, de acordo com a Boa Vista. Em relação ao trimestre passado, no entanto, o indicador registrou queda de 1,5%. No acumulado dos últimos 12 meses, houve crescimento de 16,8%.
Forma jurídica
A variação entre junho deste ano e junho de 2018 foi positiva na classificação por forma jurídica, tanto nas aberturas para MEIs (Microempreendedores Individuais), com alta de 21,4%, quanto nos demais tipos de empresas, com 0,6%.
Em termos de composição, as MEIs representaram 79% dos casos no semestre contra 75,7% do mesmo período de 2018.
Setores
O setor de serviços representou a maior parcela na composição das novas empresas, tendo apresentado 61,5% do total. O comércio ficou estável com 29,8%, enquanto a indústria recuou para 7,8% no semestre.
Regiões
Todas as regiões apresentaram aumento das aberturas, sendo que o Norte e o Sudeste apresentaram variações mais representativas – respectivamente, 18,6% e 17%.
Metodologia
O indicador é feito por meio de um levantamento realizado a partir das novas empresas registradas na Receita Federal, considerando todo o território nacional.