Imposto de Renda

NuConta no Imposto de Renda 2023: Como declarar dinheiro no Nubank

24 maio 2023, 8:06 - atualizado em 24 maio 2023, 8:06
Nubank
Dinheiro aplicado na NuConta, a conta bancária do Nubank, também pode render declaração do imposto de renda 2023. (Imagem: Rafael Borges/ Money Times)

O seu saldo em dinheiro na NuConta, a conta bancária do Nubank (NUBR33; NU) pode acabar rendendo a declaração do Imposto de Renda 2023. Desde que você esteja na mira da Receita Federal.

Ou seja, só é necessário declarar o imposto de renda esse ano quem se enquadra nos critérios do órgão fiscalizador. Portanto, quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2022 tem a obrigação de preencher o IR 2023.

Caso você ainda esteja na dúvida se deve ou não prestar contas com o leão da receita, confira esta matéria antes.

Se não restam dúvidas que você seja obrigado a declarar o IR 2023, então vamos te ajudar a declarar o seu dinheiro aplicado dentro do Nubank.

A NuConta foi criada em 2017, oferecendo transações gratuitas, sem tarifas de manutenção e taxas escondidas, além de fazer o dinheiro parado na conta render.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Informe de rendimentos

Para declarar a sua conta, você precisa ter em mãos o informe de rendimentos – um documento que detalha o que uma pessoa tem em uma instituição ou quanto recebeu dela no último ano: todos os rendimentos que você teve com investimentos, salário, pensões, benefícios, bônus, entre outros.

Assim, o informe de rendimentos do NuConta de 2023 é unificado – ou seja, ele tem todas as informações que você precisa para declarar todos os seus produtos do Nubank e da NuInvest.

Portanto, o documento tem disponibilização espaçada aos clientes. Como você vai acessá-lo é diferente, caso você seja cliente apenas da NuInvest ou cliente tanto da NuInvest como do Nubank.

Nubank no Imposto de Renda 2023

O saldo e o rendimento da sua conta tradicional têm declaração em duas fichas no programa da Receita Federal: uma para informar o saldo da sua conta (“Bens e Direitos”) e outra para informar o rendimento que você teve com ela em 2022 (“Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva e definitiva”).

Em “Bens e Direitos”, você vai selecionar o grupo 4 (Aplicações e Investimentos), selecionar o código 02 (Títulos públicos e privados sujeitos a tributação) e inserir as seguintes informações:

  • Localização: Brasil;
  • CNPJ da fonte pagadora: insira o CNPJ da Nu Pagamentos, conforme envio no seu informe de rendimentos;
  • Discriminação sugerida: Saldo da conta de Pagamentos Nubank, agência [xx], conta [xx];
  • Situação em 31/12/2021 e Situação em 31/12/2022: preencha com as informações enviadas no seu informe de rendimento. É importante lembrar que esse valor é diferente do que o que você vê no seu aplicativo. No app, mostramos o saldo total (valor depositado + rendimentos). Neste campo do programa do IRPF 2023, tem que informar somente o valor depositado. É este o valor que enviamos no seu informe de rendimentos.

Na ficha “Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva”, você declara o rendimento da sua conta, usando o código 06 (“Rendimentos de Aplicações Financeiras”). Veja como preencher:

  • Tipo de Beneficiário e Beneficiário: estes campos tem preenchimento pelo programa da Receita Federal quando você seleciona se é o Titular ou o Dependente;
  • CNPJ da fonte pagadora: insira os dados da Nu Pagamentos que vêm no informe de rendimentos;
  • Valor: insira o valor referente aos “Rend. Exclusivo” que consta no seu informe;

Se o valor de rendimentos enviado no seu informe for de R$ 0,00, você não precisa preencher esta ficha, apenas a de “Bens e Direitos”.

Repórter
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
lucas.simoes@moneytimes.com.br
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.