Internacional

Núcleo de preços ao consumidor no Japão sobe pela 1ª vez em mais de um ano

18 jun 2021, 9:51 - atualizado em 18 jun 2021, 9:51
O núcleo dos preços ao consumidor em todo o país, que exclui o efeito dos voláteis custos de alimentos frescos, subiu 0,1% em maio sobre o ano anterior, segundo dados do governo divulgados nesta sexta-feira (Imagem: REUTERS/Yuya Shino/File Photo)

O núcleo dos preços ao consumidor do Japão teve leve alta em maio, registrando seu primeiro aumento em mais de um ano, impulsionado em grande parte pela alta nos preços da energia, sinal bem-vindo para uma economia que luta contra a fraqueza nos preços.

O núcleo dos preços ao consumidor em todo o país, que exclui o efeito dos voláteis custos de alimentos frescos, subiu 0,1% em maio sobre o ano anterior, segundo dados do governo divulgados nesta sexta-feira, em linha com a expectativa do mercado.

Foi o primeiro aumento desde março de 2020 e refletiu em grande parte a alta nos preços da eletricidade e da gasolina desde a queda induzida pela pandemia no ano passado, disse uma autoridade do governo.

Os dados foram divulgados antes da decisão do banco central do Japão de manter sua política monetária inalterada.

A economia do Japão encolheu 3,9% em taxa anualizada no primeiro trimestre e a expectativa é de que o crescimento seja modesto no trimestre atual, à medida que a crise sanitária afeta o consumo.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar