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Nubank termina semana valendo US$ 54,6 bilhões

11 dez 2021, 9:30 - atualizado em 11 dez 2021, 9:33
Nubank
Valor de mercado do Nubank chega a US$ 54,6 bilhões (Imagem: Gustavo Kahil)

O Nubank (NUBR33) encerrou sua primeira semana na Bolsa de Valores já fazendo parte do grupo de empresas mais valiosas da América Latina. Os papéis da empresa registraram na sexta-feira (10) alta de 14,71% em Nova York, valendo US$ 11,85. Já na Bolsa brasileira (B3), onde os papéis começaram a ser negociados na forma de BDRs — certificados de ações listadas fora do País —, o ganho foi de 14,54% – cotados a R$ 11,50.

Outros bancos brasileiros também encerraram o dia em alta na Bolsa, como o Banco Inter (BIDI11), com 6,38%, e o Banco Pan (BPAN4), 15,31%. Já as ações das instituições financeiras tradicionais operaram, no jargão do mercado, sem um sinal único, pressionadas pela perspectiva de maior inadimplência e aumento dos juros, segundo Julia Monteiro, analista da MyCap. As ações do Itaú (ITUB4) subiram 0,21%, mas as do Bradesco (BBDC4) caíram 0,39%.

Com a alta de ontem, o valor de mercado do Nubank chegou a US$ 54,6 bilhões (R$ 305,8 bi). No Brasil, somente a Vale (VALE3) (R$ 388 bilhões) e a Petrobras (PETR3; PETR4) (R$ 400 bilhões) valem mais do que o banco digital. Todos os bancos tradicionais seguem com valor de mercado inferior ao do Nubank, quando comparados na mesma moeda. O mais próximo é o Itaú Unibanco (R$ 205 bilhões).

Na América Latina, o Nubank só é menos valioso do que um seleto grupo de empresas. Ele inclui negócios tradicionais, como a América Móvil, dona da Claro, avaliada em US$ 62 bilhões, mas também o Mercado Livre, outra referência para empresas de tecnologia da região, e que vale US$ 61 bilhões.

Abertura na B3

Os fundadores do Nubank tiveram de voltar às pressas de Nova York, onde a ação estreou na quinta-feira, para participar ontem da cerimônia que marcou o início da negociação na B3.

De Wall Street para o centro de São Paulo, David Vélez, Cristina Junqueira e Edward Wible mantiveram o discurso de que as ambições do banco digital seguirão altas após a chegada às Bolsas. “O IPO não é de jeito nenhum a linha de chegada. Pelo contrário, é um momento que permite escalar ainda mais o impacto que a gente tem”, disse Cristina, referindo-se à oferta pública inicial de ações.

Na B3, a cerimônia contou com alguns convidados, além da diretoria do banco digital e do presidente da B3, Gilson Finkelsztain, vestido com uma camiseta roxa, a cor do banco digital. Em ano de recorde de IPOs no Brasil, com 45 empresas estreando na Bolsa, o executivo disse que o Nubank trouxe mais uma inovação ao mercado brasileiro, que são os BDR nível 3 – que são negociados diretamente no pregão da Bolsa e exigem registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

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