Resultados

Nubank (ROXO34): Lucro do 1T24 dispara 167%, mas frustra expectativa

14 maio 2024, 17:20 - atualizado em 14 maio 2024, 17:56
Nubank
Analistas esperavam, em média, lucro líquido de 404,8 milhões de dólares, segundo projeções compiladas pela LSEG (Imagem: Rafael Borges/ Money Times)

O Nubank apurou lucro líquido de 378,8 milhões de dólares no primeiro trimestre, superior ao lucro de 141,8 milhões de dólares registrado no mesmo período do ano passado, conforme balanço divulgado nesta terça-feira.

O lucro líquido ajustado do trimestre somou 442,7 milhões de dólares, versus lucro líquido ajustado de 182,4 milhões de dólares nos primeiros três meses de 2023.

Analistas esperavam, em média, lucro líquido de 404,8 milhões de dólares, segundo projeções compiladas pela LSEG.

O retorno anualizado sobre patrimônio líquido (ROE) foi de 23% no trimestre, e de 27% em uma base ajustada.

“Nossos resultados para o primeiro trimestre de 2024 mostram como nosso modelo de negócios também é alimentado pela expansão da receita e custo estável por cliente”, afirmou o fundador e presidente-executivo do Nubank, David Vélez, em comunicado.

A receita da plataforma de serviços financeiros subiu 64%, em base anual e neutra de câmbio, para 2,7 bilhões de dólares nos meses de janeiro a março.

O custo médio mensal de atendimento por cliente ativo ficou estável, em 0,9 dólar, “o que demonstra a forte alavancagem operacional do modelo de negócios”, afirmou o Nubank.

A carteira de crédito total do Nubank foi a 19,6 bilhões de dólares no período, versus 12,8 bilhões de dólares no primeiro trimestre do ano passado, conforme relatório de resultados.

No Brasil, o índice de inadimplência (NPL) acima de 90 dias foi de 6,3%, enquanto entre 15 e 90 dias, o indicador ficou em 5%, em linha com as expectativas e sazonalidade histórica, segundo a companhia.

“Ao excluir o crédito e focando apenas nos saldos de rendimentos de juros, o NPL do Nu tem apresentado uma tendência significativamente descendente tanto em 15-90 como em 90+”, disse o Nubank em comunicado.

A base de clientes do Nubank no Brasil encerrou o primeiro trimestre em 91,8 milhões, crescimento de 22% em um ano, e em maio a plataforma já acumulava mais de 92 milhões de clientes.

No México e na Colômbia, o banco digital ultrapassou a marca de 7 milhões e 900 mil clientes, respectivamente, conforme documento de resultados.

Segundo o CEO, as operações nesses novos mercados ainda estão “nas fases iniciais de atingir a lucratividade”.

O executivo ressaltou ainda que essas operações “estão apresentando resultados mais acelerados em número de número de clientes, depósitos, receita e participação de mercado no volume de compras com cartão de crédito do que o Brasil em um período de tempo comparável”.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar