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Nubank (ROXO34): Lucro dispara 107% e vai a US$ 553 milhões no 3T24; ação salta

13 nov 2024, 18:14 - atualizado em 13 nov 2024, 20:24
nubank empresas américa latina
nubank (Imagem: Divulgação/ Nubank)

O Nubank (ROXO34) apurou lucro líquido de US$ 553 milhões no terceiro trimestre de 2024, disparada de 107% ante mesmo período do ano passado, conforme balanço divulgado nesta quarta-feira (13).

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Analistas consultados em pesquisa da LSEG esperavam US$ 559 milhões.

De acordo com a fintech, os números revelam os altos níveis de lucratividade e eficiência, apesar de manter um capital excedente considerável de US$ 2,4 bilhões, no nível da holding.

“Continuamos investindo substancialmente no desenvolvimento de futuros produtos e em expansão geográfica, já que observa um enorme potencial para continuar construindo a maior plataforma de consumo da América Latina”.

As receitas atingiram um novo recorde de US$ 2,9 bilhões, alta de 56%.

“Isso demonstra a capacidade única da empresa de expandir consistentemente a sua base de clientes ativos, ao mesmo tempo que acelera o crescimento da receita e a rentabilidade”, destaca David Vélez, fundador e CEO do Nubank.

Em Nova York, onde é listada, as ações saltaram 4% no after-market, após a divulgação dos números.

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E a inadimplência?

Uma das maiores preocupações dos analistas, o índice de NPL 15-90 (índice de inadimplência entre 15 e 90 dias) diminuiu durante o terceiro trimestre, com redução de 10 pontos-(base) em relação ao trimestre anterior para 4,4%.

Por outro lado, o índice de NPL 90 aumentou 20 pontos-base para 7,2%, acima dos 6,1% de um ano antes e dos 7% do segundo trimestre.

“O crescimento de 20 pontos-(base) neste trimestre reflete a alta inicial no NPL 15-90 acumulado de trimestres anteriores, já que este é um indicador que comporta mais como uma métrica de estoque do que de fluxo”.

Rentabilidade acima do Itaú

Já o ROE, que mede o retorno sobre o patrônimo, chegou a 30%, o maior já registrado. Com isso, a fintech bateu, de longe, a rentabilidade do Itaú (ITUB4), que ficou em 23,7% neste trimestre.

A carteira de crédito do Nubank cresceu cerca de 47% em relação ao ano anterior, atingindo US$ 20,9 bilhões.

O diretor financeiro, Guilherme Lago, afirmou à Reuters que o aumento da rentabilidade foi impulsionado principalmente por mais clientes ativos e maior receita média por cliente ativo, enquanto custos com serviços e clientes tiveram pouca alteração.

Nubank atinge 100 milhões de clientes no Brasil

O trimestre também marcou a marca de 100 milhões de clientes no Brasil, representando mais de 56% da população adulta brasileira.

Em maio deste ano, a companhia havia atingido este valor em escala global.

Em 2023, o Nubank tinha 93 milhões de clientes, o que implica em um crescimento de 7% na plataforma em território nacional.

De acordo com a CEO do Nubank no Brasil, Livia Chanes, este feito reflete o foco no cliente e uso da tecnologia para construir uma plataforma eficiente. Ela disse que o marco representa “apenas o início” para o banco digital.