Nubank (ROXO34): BB inicia cobertura com compra, mas vê tese de alto risco; veja potencial
O BB Investimentos iniciou a cobertura do Nubank (ROXO34) com recomendação de compra, qualificada como alto risco, e preço-alvo de US$ 15,60 para as ações e de R$ 13,30 para os BDRs ao final de 2025, com 31,5% de potencial de valorização.
A avaliação leva em conta uma manutenção da boa execução da atual estratégia de crescimento e internacionalização, além de incluir elementos definidos como ousados, como crescimento de carteira de crédito em média de 35% nos próximos cinco anos, e de tarifas em média 40% no mesmo período.
A instituição afirma, em relatório assinado por Rafael Reis, que o o Nubank pode investir em produtos próprios ou parcerias, e se destacar ainda mais da concorrência. O BB também vê a maturidade avançando, com aumento de receitas por cliente.
“Se, por um lado, existe o risco de execução significativamente elevado, e uma carteira de crédito concentrada, por outro vemos um histórico recente muito favorável, com um mix promissor de modelo de negócios disruptivo”, disse.
Custo de crédito
O analista do BB observa que no Nubank a margem financeira (NII ou Net Interest Income) se expande, mas a dinâmica enquanto percentual sobre o portfólio total e sobre o IEP evolui de formas distintas.
“Apesar da predominante estabilidade da NIM sobre o IEP vista a partir do 4T22, destacamos que dada a concentração em linhas mais arrojadas, este percentual é muito maior do que em bancos tradicionais, o que sugere mais risco”, disse.
A contrapartida viria no custo do crédito, segundo os analistas. A linha representa, analogamente à Margem Financeira Líquida, o percentual sobre o estoque de crédito destinado a cada período para as despesas em forma de provisões para devedores duvidosos.
“Se do lado das receitas de juros sobre a carteira de crédito o Nubank desponta com um nível anualizado muito superior aos demais bancos de varejo, o mesmo também é realidade para o custo do crédito”, afirma o BB Investimentos.
Múltiplos não animadores
O BB Investimentos disse que trabalha com manutenção dos atuais níveis de margem financeira líquida e custo de crédito – ou seja, não projeta melhora adicional nestes índices, e ainda mantém os custos projetados para crescimento de cerca de 35% ao ano – ritmo acelerado, mas em linha com a expansão do Nu, sublinhou.
Para o analista do banco, os múltiplos não são animadores: o índice Preço/Lucro projetado para 2025 em 28x é elevado e a sua convergência para “convidativos” 14x só ocorre em 2027, segundo as projeções do BB Investimentos.