Comprar ou vender?

Nubank (ROXO34): BB inicia cobertura com compra, mas vê tese de alto risco; veja potencial

25 jun 2024, 13:29 - atualizado em 25 jun 2024, 13:30
nubank recomendação neutra bofa
BB vê aumento de receitas por cliente.  (Imagem: Reprodução/Nubank)

O BB Investimentos iniciou a cobertura do Nubank (ROXO34) com recomendação de compra, qualificada como alto risco, e preço-alvo de US$ 15,60 para as ações e de R$ 13,30 para os BDRs ao final de 2025, com 31,5% de potencial de valorização.

A avaliação leva em conta uma manutenção da boa execução da atual estratégia de crescimento e internacionalização, além de incluir elementos definidos como ousados, como crescimento de carteira de crédito em média de 35% nos próximos cinco anos, e de tarifas em média 40% no mesmo período.

A instituição afirma, em relatório assinado por Rafael Reis, que o o Nubank pode investir em produtos próprios ou parcerias, e se destacar ainda mais da concorrência. O BB também vê a maturidade avançando, com aumento de receitas por cliente.

“Se, por um lado, existe o risco de execução significativamente elevado, e uma carteira de crédito concentrada, por outro vemos um histórico recente muito favorável, com um mix promissor de modelo de negócios disruptivo”, disse.

Custo de crédito

O analista do BB observa que no Nubank a margem financeira (NII ou Net Interest Income) se expande, mas a dinâmica enquanto percentual sobre o portfólio total e sobre o IEP evolui de formas distintas.

“Apesar da predominante estabilidade da NIM sobre o IEP vista a partir do 4T22, destacamos que dada a concentração em linhas mais arrojadas, este percentual é muito maior do que em bancos tradicionais, o que sugere mais risco”, disse.

A contrapartida viria no custo do crédito, segundo os analistas. A linha representa, analogamente à Margem Financeira Líquida, o percentual sobre o estoque de crédito destinado a cada período para as despesas em forma de provisões para devedores duvidosos.

“Se do lado das receitas de juros sobre a carteira de crédito o Nubank desponta com um nível anualizado muito superior aos demais bancos de varejo, o mesmo também é realidade para o custo do crédito”, afirma o BB Investimentos.

Múltiplos não animadores

O BB Investimentos disse que trabalha com manutenção dos atuais níveis de margem financeira líquida e custo de crédito – ou seja, não projeta melhora adicional nestes índices, e ainda mantém os custos projetados para crescimento de cerca de 35% ao ano – ritmo acelerado, mas em linha com a expansão do Nu, sublinhou.

Para o analista do banco, os múltiplos não são animadores: o índice Preço/Lucro projetado para 2025 em 28x é elevado e a sua convergência para “convidativos” 14x só ocorre em 2027, segundo as projeções do BB Investimentos.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar