BusinessTimes

Nubank (NUBR33) e Inter (INBR32): Investidor deve ficar preocupado após quebra de bancos das fintechs?

14 mar 2023, 15:46 - atualizado em 14 mar 2023, 15:46
cartões de nubank e inter
Bancos têm “enormes recursos” levantados, avalia Itaú BBA. (Reprodução)

Nubank (NUBR33) e Inter (INBR32) estão “bem”, em um cenário em que as condições de capital para fintechs podem piorar, após a quebra do SVB – cuja base era constituída majoritariamente de fintechs e startups de saúde. Os bancos digitais negaram vínculos diretos com a instituição.

“O evento do SVB tem claras consequências para o cenário da capital fintech. Os players que ainda não foram totalmente financiados para o crescimento ou que ainda estavam gastando dinheiro estão em pior situação”, disse.

“Os dois principais bancos digitais do Brasil têm uma vantagem relativa”, afirmou o Itaú BBA.

A vantagem, segundo relatório assinado por Pedro Leduc e equipe, é consequência de “enormes recursos” levantados, balanços subalavancados, entre outros fatores.

“Sem contar com lucros adicionais, Nubank e Inter têm espaço de capital para aumentar suas carteiras de crédito em 3,4x e 2,7x, respectivamente”, disseram os analistas.

Eles destacaram que o Banco Pan tem o menor índice de basileia (16% contra 30% para Inter e Nubank). “Também sinalizamos que o Nubank tem 1,4x mais depósitos de varejo pulverizados do que tem exposição de crédito hoje”.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.