Comprar ou vender?

Nubank (NU): Por que comprar as ações do banco brasileiro favorito do JP Morgan?

12 set 2023, 16:28 - atualizado em 13 set 2023, 15:17
Nubank
Nubank é agora o banco brasileiro favorito do JP Morgan (Imagem: Divulgação/Nubank)

O JP Morgan atualizou a recomendação do Nubank (NU) para overweight — equivalente a compra — e o preço-alvo para US$ 9, o que implica potencial valorização de 30%. O banco passa a ser também a principal escolha dos analistas no setor no Brasil, seguido pelo Itaú (ITUB4).

Yuri Fernandes e equipe estão mais confiantes com a estratégia do Nubank e veem a recente correção do preço das ações como um bom ponto de entrada. A visão positiva do JP é apoiada por três pontos:

  • liderança — um em cada quatro brasileiros usa o Nubank como banco principal;
  • ganhos de participação de mercado por vários anos; e
  • qualidade de crédito resiliente em ambiente desafiador.

Além da liderança e suas consequências, o Nubank desfruta de grandes vantagens de custo. Isso, de acordo com os analistas, se traduz em retornos mais elevados e melhor adaptabilidade ao ruído regulatório no longo prazo.

Os analistas ainda destacam que a empresa teve um segundo trimestre (2T23) sólido com retorno sobre patrimônio líquido (ROE) de 17%, superior ao Itaú. O JP ainda prevê lucro líquido de US$ 1,6 bilhão e ROE de 23% para 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nubank: Líder no Brasil

O Nubank alcançou 84 milhões de clientes no segundo trimestre, sendo que 80 milhões são no Brasil — o que representa cerca de 50% da população adulta do país. Desses, aproximadamente 82% são clientes ativos e 58% usam o Nubank como banco principal.

Além disso, de acordo com os analistas do JP, os dados da empresa também indicam que os clientes se tornam clientes principais cada vez mais rápido ao longo do tempo.

Uma pesquisa do JP aponta que aqueles que tem o Nubank como principal banco passaram de 15% em 2021 para 27% do total em 2023. “Isso é quase 2x o principado do Itaú Unibanco”, dizem.

É verdade que a liderança pode ser uma resposta subjetiva, com os outros bancos tendo ainda uma fatia maior da carteira. Ainda assim, ser reconhecido como o banco principal significa que o Nubank tem todo um caminho para ganhar participação de mercado no Brasil por vários anos”, avaliam.

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.