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Nubank (NU) ou Inter (BIDI11)? UBS BB elege melhor banco digital no engajamento de clientes; veja qual

01 jun 2022, 1:00 - atualizado em 01 jun 2022, 1:00
Nubank
O Nubank alcançou uma base de 60 milhões de clientes no 1T22 (Imagem: Shutterstock)

O UBS BB analisou o Banco Inter (BIDI11) e o Nubank (NU), dois dos principais bancos digitais do Brasil, tendo como foco a sua capacidade de engajar clientes, conforme divulgou relatório nesta terça-feira (31).

Confira qual o escolhido pela instituição.

Ambos ampliaram base…

O Nubank alcançou uma base de 60 milhões de clientes no 1T22, enquanto o Banco Inter atingiu 19 milhões.

Na base trimestral, salta aos olhos o fato de que o roxinho conseguiu manter trajetória consistente de adição de 3,3 milhões de clientes por trimestre desde o 1T18 — com o ano de 2021 se destacando e registrando cerca de cinco milhões de novos clientes por trimestre.

Para o Inter, a trajetória de adição de clientes também foi positiva, mas menor. O banco média de quatro milhões de novos clientes anualmente desde 2018, também com um 2021 forte, adicionando cerca de oito milhões de usuários na base.

… mas, no engajamento, quem leva é o roxinho

Considerando o número de clientes ativos juntamente com a taxa de ativação das empresas, UBS BB calcula que cerca de 75% dos novos clientes adotados pelo roxinho nos últimos cinco são engajados pelo banco, taxa que foi ao recorde de 90% em 2021.

Para o Inter, o valor ronda os 50% desde 2017.

Comparando os desempenhos, Nubank abre vantagem sobre seu concorrente sendo 1,3 vezes capaz de tornar seus clientes engajados.

Porém, para o UBS BB, é importante realizar mais um cálculo para saber qual tipo de engajamento está sendo mais eficiente — e barato.

A instituição aponta que, em 2020, o custo de aquisição de clientes (CAC) do Nubank estava nos US$ 3,8, enquanto o do Inter rondava os US$ 5,8. No ano seguinte, o CAC de ambas as companhias se igualaram, indo a US$ 5,4.

Olhando para tais números, o UBS BB estima que, para cada um dólar gasto na aquisição, o Nubank foi capaz de engajar o quase o dobro de clientes do que o Inter desde 2020.

Inter corre atrás do prejuízo no risco de crédito

O UBS BB pontua que ambos os bancos digitais possuem grande parte de sua receita advinda de operações de crédito — 60% para o Nubank e 50% para o Inter.

Reconhecendo o maior risco no campeão do engajamento dos clientes, a instituição pondera diferenças entre cada modelo de negócio e considera o índice de inadimplência de 90 dias comparativamente baixo do Nubank para declarar um empate no quesito entre os bancos.

“Notamos que os encargos de provisão incorridos em cada cliente ativo de ambas as empresas são aproximadamente
semelhante”, afirmou.

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