Nubank (NU) lucra US$ 58 milhões no 4T22
O Nubank (NU;NUBR33) atingiu lucro líquido de US$ 58 milhões no quarto trimestre de 2022, revertendo o prejuízo de US$ 71,3 milhões reportado no mesmo período de 2021, mostra o relatório divulgado pela companhia nesta terça-feira (14).
Segundo o banco, o resultado exclui o efeito não recorrente e não caixa da rescisão do Plano Ações Contingentes (CSA, na sigla em inglês) de 2021, no valor de US$ 355,6 milhões, comparado a um prejuízo de US$ 66,1 milhões no quarto trimestre de 2021.
Apesar do lucro dos últimos três meses do ano, o Nubank terminou 2022 com prejuízo de US$ 9,1 milhões. O valor acumulado ainda representa uma melhora em relação a 2021, quando a companhia mostrou perdas na ordem de US$ 171,6 milhões.
Sob base ajustada, a fintech apresentou ganhos de US$ 113,8 milhões no quarto trimestre e de US$ 204,1 milhões no acumulado do ano.
A receita do Nubank entre outubro e dezembro de 2022 totalizou US$ 1,45 bilhão, salto de 128% em relação a um ano antes, quando marcou US$ 636 milhões. A receita média mensal por cliente ativo aumentou de US$ 5,60 para US$ 8,20, impulsionada pelo aumento no relacionamento de conta bancária principal com os clientes e pelo amadurecimento das safras de clientes, além do lançamento de novos produtos e recursos (cross-sell). Houve também crescimento do volume de transações, de compras e das taxas de intercâmbio relacionadas (upsell).
O custo de servir médio mensal por cliente ativo ficou estável em US$ 0,90.
No acumulado de 2022, o Nubank acumulou receitas de US$ 4,79 bilhões, salto de 182% ano a ano.
O volume de compras atingiu US$ 23,8 bilhões no quarto trimestre, contra US$ 14,4 bilhões do mesmo intervalo de 2021. Nos 12 meses de 2022, o montante atingido foi de US$ 81 bilhões.
A inadimplência de 15 a 90 dias atingiu 3,7%, enquanto a inadimplência de mais de 90 dias aumentou para 5,2%. A margem de juros líquida (NIM) subiu de 8,3% para 13,5% em um ano.
O ROE (retorno sobre o patrimônio líquido) no Brasil atingiu 35% no trimestre.
Ao fim de 2022, o Nubank contava com uma base de clientes de 74,6 milhões, crescimento de 38% em relação a um ano antes. Os clientes ativos somavam 61,2 milhões, com a taxa de atividade em 82%.