Nubank (NU): Ação pode subir mais de 30%, mas nem isso anima o Itaú BBA. Veja por quê
Para o Itaú BBA, as ações do Nubank (NU) têm um potencial de alta de 32.3%. Ainda assim, em relatório divulgado nesta quarta-feira (15), o Itaú reiterou sua avaliação sobre o banco digital como “underperform” (desempenho abaixo da média do mercado).
Negociadas na Bolsa de Nova York (Nyse), as ações tiveram seu preço-alvo reduzido de US$ 6,6 para US$ 4,5. Em relatório, os analistas Pedro Leduc, Mateus Raffaelli e William Barranjard explicam que o novo valor considerado justo reflete estimativas de médio prazo mais baixas.
Apesar do preço atual das ações parecer mais convidativo, a recomendação é que os investidores permaneçam de fora. “O valor não é atraente, especialmente considerando a elevada volatilidade das ações”, diz o relatório.
Segundo os analistas, o Nubank teve uma rápida expansão em produtos como cartão de crédito e empréstimos pessoais. Embora estes produtos tragam receita dos juros, também criam risco a médio prazo.
Nubank (NU) deve desacelerar concessão de crédito
Acredita-se que o NPL (Non Performing Loan) do Nubank pode crescer rapidamente e que, em breve, a empresa deve se ver obrigada a desacelerar o crescimento da carteira de empréstimos.
A fintech minimiza o risco argumentando que apenas um terço de seus melhores clientes de cartão de crédito são elegíveis para empréstimo pessoal. Porém, o relatório do Itaú não acredita que essa seletividade seja possível junto a um ritmo de crescimento alto, ainda mais diante da queda da renda real dos brasileiros.
Por isso, o Itaú BBA acredita que o Nubank deve desacelerar o crescimento do crédito pessoal no segundo semestre deste ano, atingindo R$ 11,6 bilhões no total de 2022. Para os analistas, desacelerar seria a coisa certa a fazer a longo prazo.
Outro desafio do banco digital é rentabilizar uma base grande de clientes de forma rápida, ainda mais atuando em uma economia emergente.
Considerando esses pontos, os analistas reduziram as estimativas de lucro líquido de R$ 4,5 bilhões para R$ 3,1 bilhões em 2023.
Novidades geram otimismo para o longo prazo
Por fim, o relatório destaca que o Nubank lançou recentemente várias soluções inovadoras que são bem vistas, ainda que demorem a gerar resultados concretos.
As principais novidades são o NuPay (função para e-commerces que permite aos clientes pagar por compras online diretamente pelo app Nubank), o NuCripto (braço do banco digital focado em criptomoedas) e o NuTap (maquininha virtual).
“Isso exemplifica a natureza disruptiva da empresa e sua cultura de resolver os problemas dos clientes”, comenta o relatório do Itaú.
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