Nubank entra no e-commerce com aquisição da plataforma de pagamentos instantâneos Spin Pay
O Nubank anunciou nesta segunda-feira (30) sua entrada no segmento de e-commerce via aquisição da Spin Pay, plataforma de pagamentos instantâneos voltado ao varejo eletrônico.
Segundo o Nubank, a aquisição chega em um momento altamente estratégico, visto que a Spin Pay oferece a opção de pagamento por Pix na hora do checkout. Menos de um ano após ser implementado, o sistema desenvolvido pelo Banco Central já movimentou R$ 1 trilhão. O Nubank destacou que possui cerca de um quinto das chaves Pix cadastradas e concentra mais de 30% das transações feitas utilizando o método de pagamento no Brasil desde o lançamento da ferramenta.
“O sucesso do Pix comprovou o que já sabíamos – os clientes querem uma solução simples e eficiente, e que não cobre taxas abusivas por transações em tempo real”, afirmou David Vélez, CEO e fundador do Nubank. “O Pix foi praticamente a ‘nubankarização’ do setor financeiro, porque já oferecíamos transferências gratuitas e imediatas. Agora, com essa aquisição, queremos disseminar também no varejo eletrônico o modo Nubank de facilitar a vida dos clientes”.
Fundada por Alan Chusid, Felipe Park e Marcelo Mingatos, a Spin Pay oferece soluções que permitem que clientes possam efetuar compras rapidamente com apenas um clique ou escaneando o QR Code na tela.
A Spin Pay seguirá operando de forma independente após a transação. O fechamento da operação está sujeito a condições precedentes que devem ser finalizadas nas próximas semanas.
A compra da Spin Pay está em linha com a estratégia de expansão do portfólio de aquisições do Nubank. A companhia comprou em 2020 a Easynvest, que passou por uma mudança de marca e virou Nu Invest. Após essa aquisição, o Nubank comprou as plataformas Cognitect e Plataformatec. O banco também adquiriu a plataforma de atendimento Juntos.
Parceria com Zee.Dog
Na última semana, o Nubank lançou seu mais novo produto. Em parceria com a Zee.Dog, recém-adquirida pela Petz (PETZ3), o banco liberou ao mercado o Nudog, primeiro “cartão de crédito” feito especialmente para ser destruído por cachorros.
O lançamento é uma versão em borracha do cartão de crédito do Nubank feito exclusivamente para a clientela canina. De borracha natural atóxica, o produto é indicado para cães de médio e grande porte de qualquer idade. Ele tem ainda uma cavidade para rechear com petiscos.
A Petz anunciou a compra da Zee.Dog no início do mês. A companhia adquiriu 100% das ações da plataforma por R$ 700 milhões.
Na ocasião, a Petz disse que a transação representa um movimento único de transformação e consolidação do mercado pet. A Zee.Dog é peça-chave para a companhia, que busca se tornar mundialmente conhecida como o “melhor ecossistema do segmento pet até 2025”.
IPO
O mercado teve atualizações sobre a tão aguardada oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) do Nubank nos Estados Unidos.
Segundo uma fonte familiarizada com o assunto para a Reuters, o banco contratou Morgan Stanley (MS), Goldman Sachs (GS) e Citi para ajudarem a liderar a oferta.
O Nubank pretende chegar à Nasdaq valendo de US$ 75 bilhões a US$ 100 bilhões e levantar mais de US$ 3 bilhões com o seu IPO, informou o site Pipeline, do Valor Econômico.