Nubank, Banco Inter, Creditas e Rebel estão entre as fintechs mais inovadoras do mundo; veja o ranking
Quatro fintechs brasileiras estão entre as cem mais inovadoras do mundo, de acordo com a edição de 2019 do relatório global Fintech100, elaborado pela KPMG e pela H2 Ventures. Nubank, Banco Inter (BIDI4), Creditas e Rebel entraram para a lista com base em pesquisas e análises globais sobre cinco fatores: média de capital anual levantado, percentual de capital levantado recentemente, diversidade setorial, diversidade geográfica e “fator x” – grau do produto e do serviço e inovação do modelo de negócio.
“Um número cada vez maior de fintechs do Brasil está ganhando destaque na pesquisa, aumentando a representação brasileira no levantamento. Isso demonstra a importância que as startups de finanças daqui estão tendo em todo o mundo”, analisou Oliver Cunningham, sócio da KPMG no Brasil.
O estudo divide as empresas em duas categorias: Top 50, em que constam as melhores do setor; e Emerging 50, reunindo fintechs que estão na vanguarda de tecnologias e práticas inovadoras.
O Nubank ocupa o 16º lugar do ranking. Fundada em 2013, a fintech se tornou a maior empresa do setor financeiro na América Latina, tendo quase 30 milhões de pessoas requisitado os produtos desde seu lançamento. A companhia já passou de 12 milhões de consumidores ativos.
O Banco Inter, fundado em 1994, está na 28ª colocação. Pioneira no setor bancário digital, a empresa aposta em uma conta 100% gratuita para alcançar o maior número de pessoas, tanto que recentemente chegou à marca de 4 milhões de clientes.
Em 41ª posição está a Creditas, que atualmente conta com 450 funcionários e emergiu como principal player no segmento de empréstimo com garantia.
A Rebel é a única empresa brasileira a participar da lista dos Emerging 50. Criada em 2016, a fintech é especializada em empréstimo pessoal online.
Empresas da Ásia-Pacífico
A sexta edição do relatório destaca a posição de empresas da China e da região Ásia-Pacífico, com as de pagamentos e transações liderando a lista e representando 26 companhias do ranking. Elas foram seguidas por empresas de gestão de patrimônio (20), seguradoras (17) e de concessão de crédito (15).
“Constatamos um aumento relacionado às empresas da região Ásia-Pacífico (incluindo a China), que ocuparam as seis primeiras posições e sete das dez primeiras posições do ranking das empresas de fintech em 2019”, destacou Cunningham.