CryptoTimes

Novo projeto DeFi arrecada US$ 3,5 milhões para evitar grandes perdas para negociadores

10 mar 2021, 16:28 - atualizado em 10 mar 2021, 16:28
Para contornar as limitações da rede Ethereum, a Sommelier desenvolveu a plataforma de segunda camada (Imagem: Twitter/Sommelier)

Zaki Manian – conhecido como o desenvolvedor líder do blockchain Cosmos – anunciou nesta quarta-feira (10) o lançamento de seu novo empreendimento: Sommelier.

A nova rede cripto, que arrecadou US$ 3,5 milhões em uma rodada de financiamento “seed” (para impulsionar seu crescimento), visa melhorar a experiência de negociação em corretoras descentralizadas (DEXs, na sigla em inglês).

As DEXs tiveram um crescimento impressionante neste último ano, apesar de altas taxas, tempo lento em negociações e uso de informação privilegiada (“front-running”).

Neste início, o projeto está focando em permitir uma ordem do tipo “stop-loss”, comum em Wall Street, mas que ainda precisa se estabelecer em finanças descentralizadas (DeFi).

No mundo das corretoras, essa ordem resulta em compra ou venda da ação quando ela atinge determinado preço. Por exemplo, um negociador pode programar uma ordem de stop-loss quando um valor mobiliário tiver queda de 20% em relação ao preço inicial de compra, limitando, portanto, perdas maiores.

De acordo com Alok Vasudev, cofundador da Standard Crypto, em DeFi, certas limitações da arquitetura da Ethereum impedem a funcionalidade stop-loss de existir. Para contornar essas limitações, a Sommelier desenvolveu a plataforma de segunda camada, que lida com certos cálculos fora do blockchain (“off-chain”).

Escalabilidade é a capacidade de um sistema ou rede se ampliar e fazer a gestão da crescente demanda. Primeira camada é o termo usado para descrever a arquitetura principal e subjacente do blockchain.

Segunda camada é uma estrutura secundária ou um protocolo secundário criados acima de um sistema blockchain existente, em que o objetivo principal é aumentar a velocidade de transações e resolver as dificuldades de escalabilidade enfrentadas por grandes redes cripto.

Ela utiliza contratos autônomos na Ethereum que monitoram a posição do pool de liquidez de um negociador e aciona a ordem stop-loss, caso o preço do ativo ultrapasse um determinado limite.

A Standard Crypto liderou a rodada de arrecadação da Sommelier. O fundador da Multicoin e da Alameda, Sam Bankman-Fried, também participou.

“Por mais animador que possa ser o projeto – nós estamos igualmente animados em apoiar Zaki”, disse Vasudev. Em fevereiro de 2020, Manian deixou seu cargo na Tendermint, onde coordenou o desenvolvimento do Cosmos.

“Ele é uma estrela e tem sido um grande líder no mundo cripto. Já passou da hora de ele comandar seu próprio show”, afirmou Vasudev.

theblock@moneytimes.com.br