Novo presidente da SEC afirma que criptomoedas “têm sido uma catálise para a mudança”
Nesta terça-feira (2), Gary Gensler, ex-presidente da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC, na sigla em inglês) e nomeado para a presidência da Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio dos EUA (SEC) por Joe Biden, disse que criptomoedas “têm sido uma catálise para mudança”.
Seus comentários seguiram uma pergunta sobre o que o Congresso Americano e a SEC podem fazer para criar um ambiente comercial “mais inovador” para o setor cripto. A audiência de confirmação de Gensler no Senado Americano está acontecendo nesta tarde.
Em relação ao seu tempo como professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Gensler disse que “essas inovações têm sido uma catálise para a mudança. O bitcoin e outras criptomoedas trouxeram novas concepções para pagamentos e inclusão financeira, mas também trouxeram novas questões sobre proteção a investidores que ainda precisamos abordar”.
Gensler continuou a dizer que “se eu for aprovado à SEC, eu gostaria de trabalhar com meus colegas representantes para promover a nova informação, mas também garantir a proteção a investidores”.
Ele acrescentou que quer “promover a tecnologia, mas se manter fiel aos nossos valores principais de proteção aos investidores e formação de capital”.
A nominação de Gensler traz uma voz ativa, porém cética ao fronte dos criptoativos. Anteriormente, Gensler havia comentado sobre como criptomoedas evidenciam fraquezas na infraestrutura americana de pagamentos.
Gensler foi oficialmente nomeado em janeiro após atuar como consultor da campanha presidencial de Biden.
Qual seria o impacto da nomeação
de Gary Gensler à presidência da SEC?