Novo ministro quer menos volatilidade no preço dos combustíveis; veja íntegra de discurso de posse
Em seu discurso ao assumir o cargo de ministro de Minas e Energia do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o senador por Minas Gerais Alexandre Silveira (PSD) defendeu que é preciso preservar o consumidor da volatilidade do preço dos combustíveis no mercado internacional.
“Precisamos implementar desenho de mercado que promova a competição, mas que preserve consumidor da volatilidade do preço dos combustíveis”, afirmou.
Atualmente, a política de preço dos combustíveis da Petrobras leva em consideração a variação do dólar e a cotação do barril do petróleo no mercado internacional, o que é alvo de críticas de integrantes do governo Lula.
Veja o discurso na íntegra
Quem é Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia do presidente eleito
Silveira nasceu em 1970 e é bacharel em Direito pela Fundação Educacional Monsenhor Messias, onde se graduou em 1994. Atuou como delegado em Antônio Dias, cidade-mãe do Vale do Aço em 1998.
Entrou no meio político em 2002, quando foi convidado pelo então vice-presidente, José Alencar, a disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados. Em 2004, a convite de Alencar, Alexandre Silveira começou a trabalhar no governo Lula.
Em 2006, foi eleito deputado federal com mais de 147 mil votos, sendo o 5º parlamentar mais votado de Minas Gerais, tendo sido reeleito em 2010.
Já em 2014, Alexandre Silveira foi secretário estadual de Saúde no governo e no mesmo ano foi escolhido por unanimidade pelos seus pares e contando com o apoio e o entusiasmo da direção nacional do PSD, assumiu a direção do PSD-MG.