Novo ministro das Finanças do Japão alerta para mudança brusca no iene
O ministro das Finanças do Japão, Shunichi Suzuki, alertou nesta quinta-feira (07) contra qualquer movimento cambial brusco, dizendo que está acompanhando atentamente o mercado de câmbio agora que o iene rondava mínimas em 18 meses em relação ao dólar.
O novo ministro fez o comentário ao ser indagado sobre o enfraquecimento recente do iene durante entrevista a um número pequeno de veículos de notícias. A moeda recuou cerca de 8% contra o dólar desde o início do ano.
As autoridades japoneses tendem a alertar contra aumentos repentinos do iene, que podem prejudicar sua economia dependente de exportações, mas os comentários de Suzuki dão a entender que as autoridades também estão preocupadas com um enfraquecimento súbito da moeda, que poderia elevar os custos das importações para o país carente de recursos.
“A estabilidade cambial é importante para a economia japonesa. Acompanharemos atentamente as movimentações do mercado de câmbio”, disse Suzuki.
“Eu me absterei de comentar os patamares da moeda, já que não deveríamos afetar o mercado”, acrescentou.
Suzuki assumiu o cargo na segunda-feira, substituindo seu antecessor e cunhado Taro Aso no gabinete recém-formado do primeiro-ministro Fumio Kishida.