Educação

Novo Fies está na mira do governo Lula; veja o que pode mudar

20 jul 2023, 8:30 - atualizado em 20 jul 2023, 8:30
fies
Novo Fies deve ter proposta apresentada até o fim de julho (Imagem: Filipe Castilho/ Creative Commons)

O Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) está na mira do governo Lula, com projeto focado na redução de inadimplência. Até o fim deste mês, deve ser apresentada a proposta para regulamentar o programa, informou o ministro da Educação, Camilo Santana, à CNN.

A proposta será enviada a Casa Civil, de maneira que o presidente Lula determine se as mudanças regulatórias serão enviadas ao Congresso Nacional por meio de uma Medida Provisória (MP) ou Projeto de Lei (PL).

“Vai ser uma decisão do presidente Lula se vai encaminhar como MP ou como PL para o Congresso Nacional para corrigir e garantir que o Fies volte a ser um instrumento de financiamento para aqueles que não têm condições de pagar a universidade”, disse o ministro ao jornal.

O que vai mudar com novo Fies?

Segundo o ministro, alguns dos pontos que estão previstos nas medidas são a retomada do financiamento integral. Além disso, propõe ações para combater a inadimplência dos alunos beneficiados pelo Fies. O plano também prevê o uso do Fundo para implementar melhorias no curso de Pedagogia e formação de professores.

“Em média, 86% dos cursos de pedagogia são à distância, nós queremos estimular que essa formação seja presencial, ou pelo menos mista. Queremos usar o Fies para financiar de forma diferenciada esses cursos de licenciatura para a formação inicial dos professores”, explicou à CNN.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar