CryptoTimes

Novo celular da Huawei possui carteira de hardware para o yuan digital da China

30 out 2020, 7:58 - atualizado em 30 out 2020, 7:58
O novo smartphone da Huawei apresenta uma carteira física para o yuan digital da China, podendo realizar pagamentos com a criptomoeda do país (Imagem: Huawei Global)

A gigante empresa de tecnologia Huawei lançou um novo smartphone com uma carteira de hardware embutida para a moeda digital emitida pelo banco central (CBDC, na sigla em inglês) da China.

Em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (30), a empresa anunciou o lançamento de seu smartphone Huawei Mate40, dentre outros produtos.

Yu Chengdong, CEO do grupo de negócios de consumidor da Huawei, disse, no palco, que Mate40 é o primeiro smartphone que possui uma carteira de hardware para o yuan digital da China, conhecido como DC/EP (“moeda digital/pagamento eletrônico”).

Segundo uma publicação da Huawei na plataforma Weibo, Mate40 apresentará segurança a nível de hardware com anonimidade controlável para o yuan digital. Em relação à carteira física de DCEP, também será capaz de iniciar transações em ambientes off-line, ou seja, sem acesso à internet.

Neste momento, ainda não se sabe se usuários do Mate40 poderão converter diretamente qualquer saldo bancário na carteira física de yuan digital. Mas Yu destacou que o recurso é um passo na expansão do uso do yuan digital via dispositivos móveis.

Em agosto, o Banco de Construção da China permitiu que usuários se cadastrassem para obter uma carteira de yuan digital no aplicativo do próprio banco. Os termos de serviço da carteira indicavam que o yuan digital da China também estará disponível em dispositivos físicos de carteira de hardware.

O novo smartphone da Huawei também é uma carteira física para a DC/EP.

Como a China planeja impulsionar seu yuan digital?