Novo cartão do Auxílio-Brasil começa a ser entregue; perguntas e respostas sobre o benefício
Os novos cartões usados para o pagamento do Auxílio-Brasil já começaram a ser entregues. Segundo o Ministério da Cidadania, 3,2 milhões de cartões já foram produzidos e distribuídos, no total 6,6 milhões de pessoas que ingressaram no programa devem receber o novo cartão.
Foram priorizados os municípios que não apresentam ou apresentam pouco canais de pagamento da Caixa para receber os primeiros lotes de cartões. Em junho, 18,15 milhões de famílias recebem o Auxílio Brasil, totalizando o investimento em R$ 7,6 bilhões.
O objetivo do cartão bancário é, de acordo com o Ministério da Cidadania, modernizar o meio de pagamento dos benefícios, uma vez que o beneficiário poderá usá-lo para fazer compras em débito automático ou fazer saque de parte ou de todo o benefício na Caixa Econômica Federal ou em bancos 24h. Ainda de acordo com a Pasta, a tecnologia de chip de contato torna o cartão mais seguro, diminuindo os riscos de clonagem.
Para que serve o novo cartão do Auxílio Brasil?
O cartão bancário Auxílio Brasil é um cartão para quem recebe o benefício por meio de conta poupança social digital. Com ele, é possível:
- a realização de compras em estabelecimentos comerciais na função débito – o que favorece a utilização do benefício sem exigir o deslocamento das famílias para canais de pagamento;
- o saque total ou parcial do benefício em toda a rede de pagamentos da Caixa e em bancos 24h.
É necessário solicitar o cartão bancário?
Não, o novo cartão do Auxílio Brasil não precisa ser solicitado. Ele será distribuído gratuitamente a quem já está no programa. Quem não o receber pode seguir fazendo o saque do benefício com o cartão do Bolsa Família.
Que serviços bancários gratuitos o cartão oferece ao beneficiário?
O beneficiário que receba o Auxílio Brasil em conta poupança social digital e possua cartão bancário Auxílio Brasil tem acesso aos seguintes serviços bancários gratuitos:
- Até dois saques por mês em terminal de autoatendimento, unidade lotérica e/ou correspondente;
- Até dois saques por mês em bancos 24h;
- Até três transferências por mês, para contas de outros bancos;
- Transferências ilimitadas para contas da Caixa;
- Transferências e recebimentos ilimitados via Pix.
Todos os beneficiários do Auxílio Brasil irão receber o cartão?
Não. De acordo com o Ministério da Cidadania, a princípio serão emitidos cartões apenas para as famílias que recebem o benefício na modalidade poupança social digital e tiveram o benefício concedido a partir de dezembro de 2021.
Como o beneficiário pode acompanhar o envio do cartão bancário?
Os beneficiários podem acompanhar o envio do cartão ligando na Central de Atendimento da Caixa, pelo telefone 0800 104 0104 ou 4004-0104 para capitais e regiões metropolitanas, ou presencialmente nas agências da Caixa.
Como cadastrar a senha do cartão bancário Auxílio Brasil ?
O cadastramento da senha deve ser realizado nas agências da Caixa, nas lotéricas e também através do aplicativo no Caixa Tem, acessando a opção “Auxílio Brasil” e depois “Criar senha do cartão”.
Que informações estão presentes no cartão?
O cartão contém as seguintes informações na parte da frente:
- Identificação do Programa Auxílio Brasil;
- Número do cartão;
- NIS do Responsável Familiar (RF);
- Nome do RF;
- Validade do cartão;
- Número da conta.
Na parte de trás:
- Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa;
- Nomes da Caixa e Ministério da Cidadania;
- Bandeira do Caixa Aqui;
- QR Code;
- Bandeira do banco 24Horas; e
- Bandeira da Elo ou Visa.
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