Novo cálculo da rota: ouro bate recorde de cotação, bitcoin alcança alta de 5% e outras notícias que mexem com seus investimentos hoje
Leitoras e leitores do Seu Dinheiro,
Trazer um texto criativo para você nem sempre é uma tarefa fácil. Ontem à noite mesmo estava pensando em como começaria esta newsletter, buscando referências de outros universos para deixar o mercado financeiro um pouco mais tragável.
(A título de curiosidade: seria um texto com diversas referências ao sumô, um dos meus esportes favoritos.)
Mas a realidade se impôs com brutalidade e os fatos se sobrepuseram à estética. Isso porque muita coisa aconteceu durante a madrugada — a maioria dos eventos mexe diretamente com seus investimentos. Portanto, perdoe-me pelo texto mais direto.
Começando pelo começo, as bolsas de valores internacionais amanheceram sem fôlego para dar continuidade aos ganhos do pregão anterior.
Na última sexta-feira, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, deu aquela “mãozinha” para os investidores terminarem a semana com chave de ouro.
Mas não significa que não haja ativos em destaque nos mercados financeiros hoje. É o caso do ouro, que renovou as máximas históricas durante a madrugada no Brasil.
Quem também renovou as cotações durante a madrugada foi o bitcoin.
A bem da verdade, a maior criptomoeda do mundo deu um salto de mais de 5% e renovou as máximas de 2023, atingindo patamares de preços que não eram vistos desde abril de 2022.
De olho na agenda da semana, aqui no Brasil os investidores acompanham a reta final do ano no Congresso, enquanto permanecem no aguardo da divulgação dos dados do PIB no terceiro trimestre.
- Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O que você precisa saber hoje
AS QUATRO ESTAÇÕES DO IBOVESPA
Inter projeta alta do índice no próximo ano e revela qual é o melhor momento para comprar bolsa. Considerando a precificação ainda conservadora do mercado, o banco acredita que o potencial é alto para o Ibovespa.
ANOTE NO CALENDÁRIO
Agenda econômica: Relatórios de emprego nos EUA dominam a semana; Congresso brasileiro opera em ‘bandeira dois’ e PIB do trimestre domina cenário local. Os parlamentares devem começar a focar na campanha para as prefeituras de olho nas eleições de 2024.
RANKING DO ÍNDICE
Por que as ações do Magazine Luiza (MGLU3) saltaram mais de 51% e registraram a maior alta do Ibovespa em novembro? Outros nomes do varejo também registraram fortes ganhos no mês passado, em meio às expectativas com a Black Friday e alívio nas taxas de juros nos Estados Unidos.
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
O Brasil vai ganhar mais um feriado? Só falta uma assinatura de Lula para mudar o calendário e criar a primeira nova folga nacional em mais de 40 anos. O projeto de lei que torna feriado nacional o Dia da Consciência Negra já foi aprovado pelo Congresso, mas ainda precisa ser sancionado pelo presidente.
PRÉVIA DO IFIX
Estes três fundos imobiliários podem deixar a carteira do principal índice de FIIs da B3 em breve. Confira as mudanças previstas na primeira prévia da nova carteira do IFIX, que entra em vigor no início do próximo ano.
SITUAÇÃO EMERGENCIAL
Maceió registra abalo sísmico na região de mina da Braskem (BRKM5) ameaçada de desabamento. A Defesa Civil da cidade informou que mantém alerta máximo e constante observação devido ao risco de iminente colapso da mina 18.
ENTENDA OS PLANOS
‘Petrobras Arábia’ vem aí? Estatal estudará criação de subsidiária no Oriente Médio após convite da Opep+ ao Brasil. Segundo o presidente da companhia, a companhia iniciará neste mês um estudo para analisar a viabilidade dos planos para o Oriente Médio.
SOB NOVA DIREÇÃO
Pátria vence disputa por gestora de fundos imobiliários do Credit Suisse e deve assumir HGLG11 e outros FIIs. Segundo informações divulgadas na imprensa, o Pátria venceu uma concorrida disputa, mas a um preço alto: US$ 160 milhões.
MANDANDO NO G20
Segue o líder: o que o Brasil vai propor no comando do clube que representa 85% da economia mundial. O país vai decidir e implementar a agenda de atuação do G20 em uma troika — terá a ajuda direta da Índia, última ocupante da presidência do grupo, e da África do Sul, que exercerá o mandato em 2025.
Forte abraço e boa semana!