Saúde

Novavax começa fase 3 de ensaio de vacina contra Covid nos EUA

28 dez 2020, 15:17 - atualizado em 28 dez 2020, 15:17
Vacinas
A vacina experimental NVX-CoV2373 da Novavax utiliza um mecanismo diferente das vacinas da Pfizer e da Moderna, que se baseiam no RNA mensageiro, tecnologia usada em vacinas pela primeira vez (Imagem: Craig F. Walker/Pool via REUTERS)

A Novavax iniciará o ensaio de estágio final de sua vacina contra a Covid-19 com 30 mil pessoas nos Estados Unidos e no México, disse o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas.

O ensaio, a ser concluído em 115 locais, é o mais recente esforço em grande escala nos EUA para avaliar vacinas contra o vírus que matou mais de 330 mil pessoas no país. A empresa também estuda a vacina em um grande ensaio no Reino Unido.

Os resultados iniciais desse teste devem ser divulgados no início do próximo ano, disse o diretor-presidente da Novavax, Stan Erck, em entrevista na segunda-feira à Bloomberg Television.

Erck disse que os ensaios em andamento mostrarão se a vacina da Novavax oferece eficácia semelhante aos imunizantes já autorizados nos EUA, que demonstraram proteção superior a 90% contra a Covid.

“Não saberemos até sabermos”, disse Erck. Com base em estudos anteriores da resposta imunológica provocada pela vacina da Novavax, “esperamos resultados semelhantes”, acrescentou.

Se comprovada a eficácia, a vacina da Novavax expandiria um arsenal com imunizantes da Pfizer e da Moderna que foram autorizados para uso emergencial neste mês. Outras vacinas da Johnson & Johnson e AstraZeneca também conduzem ensaios de grande escala.

A vacina experimental NVX-CoV2373 da Novavax utiliza um mecanismo diferente das vacinas da Pfizer e da Moderna, que se baseiam no RNA mensageiro, tecnologia usada em vacinas pela primeira vez.

O imunizante da Novavax é produzido a partir de uma forma “estabilizada” da proteína spike do coronavírus, incapaz de causar infecção. Também contém um adjuvante, uma substância desenvolvida para aumentar a resposta do sistema imunológico.

Segundo Erck, a vacina da Novavax provavelmente seria eficaz contra a nova variante do SARS CoV-2 que se propaga no Reino Unido e em outros lugares e seria transmitido com mais facilidade.

A empresa tem trabalhado para desenvolver capacidade de produção no mundo todo, com fábricas em escala comercial prontas para produzir milhões de doses, disse Erck.

O ensaio da vacina da Novavax nos Estados Unidos será conduzido com a Operação Warp Speed, a iniciativa do governo federal para acelerar o desenvolvimento de imunizantes.

“O lançamento deste estudo – a quinta vacina candidata experimental contra a Covid-19 a ser testada em um ensaio de fase 3 no Estados Unidos – demonstra nossa determinação em acabar com a pandemia por meio do desenvolvimento de várias vacinas seguras e eficazes”, disse em comunicado Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
bloomberg@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar