Novas regras: Anatel autoriza corte de internet para contas atrasadas; entenda
Uma nova diretriz da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) determina que consumidores com planos pós-pago que não pagarem suas contas ficarão sem acesso à internet, após 20 dias de atraso.
Além disso, a nova regra indica que caso o pagamento não seja feito em até 60 dias após o vencimento da conta, o contrato poderá ser encerrado.
No entanto, o Regulamento Geral de Direito do Consumidor (RGC) indica que após o corte de serviço de internet, não é permitido que nenhuma cobrança seja feita ao consumidor.
Antes da nova norma, quando um consumidor atrasava o pagamento de fatura, o acesso à velocidade da internet era reduzido. Além disso, a operadora poderia cobrar o valor integral da mensalidade durante a suspensão do serviço.
A nova diretriz passa a valer após a publicação no Diário Oficial da União.
- Vale a pena ter as ações de uma das maiores pagadoras de dividendos do ano? Veja a recomendação do analista Fernando Ferrer no Giro do Mercado desta terça-feira (7), é só clicar aqui:
Como irá funcionar o corte de internet?
A Anatel indica que a operadora de telefonia possui cinco dias para enviar uma notificação ao consumidor após o atraso do pagamento.
A partir da notificação, o cliente possui 15 dias para pagar o boleto. Caso passe de 20 dias e o consumidor não realize o pagamento, a internet será cortada.
Durante a suspensão, ainda serão mantidos os serviços:
- Número de celular do consumidor;
- Recebimento e envio de chamadas e SMS a serviços de emergências;
- Recebimento de chamadas e mensagens de texto nos primeiros 30 dias da suspensão do serviço;
- Acesso à central de atendimento da operadora.