Nova Zelândia estuda remover taxas para criptoativos
A Autoridade Tributária da Nova Zelândia considera mudar o tratamento dado a criptoativos, e não entrariam no escopo da taxa de bens e serviços (GST, na sigla em inglês).
Atualmente, a autoridade considera criptomoedas como propriedade, em que são cobrados 15% pela GST por transferências, além de uma tributação dupla quando o imposto de renda é descontado.
O Departamento de Receita Federal da Nova Zelândia (IRD) considera remover a GST para criptoativos, mas manter a taxa sobre o imposto de renda.
“Por conta de sua natureza inovadora, criptoativos terão diferentes recursos para outros produtos de investimento. Isso significa que alguns regimes fiscais existentes sejam difíceis de serem aplicados, envolvam altos custos de cumprimento à lei ou possam fornecer políticas para alguns criptoativos que resultem em tributação excessiva em comparação a outros produtos de investimento alternativos”, afirma o documento.
Agora, o departamento precisa decidir se diferentes tipos de tokens devem ter diferentes tributações dependendo da forma como são usados.
É provável que tokens usados como moedas ou ações não sejam tributáveis, embora outros tipos de tokens ainda possam sofrer tributação.