Nova variante do coronavírus é encontrada em viajantes brasileiros no Japão
Uma nova variante do coronavírus foi detectada em quatro viajantes que chegaram do Estado brasileiro do Amazonas, disse o Ministério da Saúde do Japão neste domingo, no último sinal de avanço do vírus.
Um funcionário do ministério disse que estudos estão em andamento sobre a eficácia das vacinas contra a nova variante, que difere das variantes altamente infecciosas encontradas pela primeira vez na Grã-Bretanha e na África do Sul, que geraram aumento nos casos.
“No momento, não há provas de que a nova variante encontrada nos brasileiros seja altamente infecciosa”, disse Takaji Wakita, chefe do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, em um comunicado do Ministério da Saúde.
Dos quatro viajantes que chegaram ao aeroporto Haneda, de Tóquio, em 2 de janeiro, um homem na casa dos 40 anos teve problemas para respirar, uma mulher na casa dos 30 teve dor de cabeça e garganta inflamada, um homem adolescente teve febre, enquanto uma mulher adolescente não apresentou sintomas, disse o Ministério da Saúde japonês.
Depois de ver um aumento acentuado nos casos de coronavírus, o Japão declarou estado de emergência para Tóquio e três prefeituras vizinhas à capital na quinta-feira.
Os casos em todo o país totalizaram cerca de 289.000, com 4.061 mortes, disse a emissora pública NHK.