CryptoTimes

Nova Terra (LUNA)? Stablecoin First Digital USD (FDUSD) sofre ‘depeg’ após acusações de Justin Sun

02 abr 2025, 15:28 - atualizado em 02 abr 2025, 15:28
Stablecoin First Digital USD (FDUSD). (Imagem: divulgação)
Stablecoin First Digital USD (FDUSD). (Imagem: divulgação)

Um novo temor atingiu o mercado de criptomoedas nesta quarta-feira (2). A stablecoin First Digital USD (FDUSD) perdeu a paridade com o dólar americano (chamado “depeg” ou desatrelamento) por um breve momento após acusações do fundador da rede Tron, Justin Sun, contra a moeda. 

As stablecoins em dólar se propõe a ter paridade de 1:1 com a moeda norte-americana — isto é, cada token equivale a US$ 1. 

Por volta das 14h de hoje, Justin Sun usou sua conta no X (antigo Twitter) para lançar acusações de que a emissora da stablecoin estivesse insolvente. 

Depeg da criptomoeda First Digital USD (FDUSD). (Imagem: Coin Market Cap)
Depeg da criptomoeda First Digital USD (FDUSD). (Imagem: Coin Market Cap)

“A First Digital Trust (FDT) já está, de fato, insolvente. Esta é uma declaração factual, desprovida de qualquer emoção”, escreveu Sun.

“Se você tem algum vínculo com eles, corte-os o mais rápido possível para proteger seus ativos. Quanto às consequências que seu fundador, Vincent Chok, enfrentará por suas ações fraudulentas, isso caberá ao sistema de justiça e aos reguladores decidir”.

Quem é a First Digital USD (FDUSD)

A FD121 Limited, uma subsidiária do First Digital Group Limited, empresa com sede em Hong Kong, é a emissora da First Digital USD (FDUSD).

Lançada em junho de 2023, a FD121 afirma que a moeda é lastreada por reservas de dólares americanos ou ativos equivalentes, como títulos da dívida norte-americana, assim como outras stablecoins. Esses recursos são mantidos em contas segregadas pela First Digital Trust Limited, segundo a empresa. 

Em nota, a First Digital afirmou que as acusações de Sun são infundadas. “As recentes alegações de Justin Sun contra a First Digital Trust são completamente falsas. Esta disputa é com TUSD e não com FDUSD. A First Digital é completamente solvente”, escreveu a página oficial da empresa no X. 

Resquícios da Terra (LUNA)

Não está claro se as acusações são fundadas ou não. Contudo, é uma máxima do mercado que o investidor deve manter uma parcela responsável dos seus investimentos em ativos digitais, além de fazer sua própria pesquisa. 

Mas, para aqueles que estão há mais tempo no mercado de criptomoedas, a disputa lembra muito o que aconteceu em maio de 2022, início da derrocada do protocolo Terra (LUNA).

Tanto a criptomoeda quanto a stablecoin TerraUSD (UST) entraram em uma “espiral da morte”, levando consigo bilhões de dólares dos investidores.

Ambas as criptomoedas eram interligadas por meio de um sistema algorítmico — daí o UST ser chamada de stablecoin algorítmica —, e a crise ocorreu após a venda de um grande volume de UST, o que levou o protocolo a emitir mais LUNA para sustentar a paridade da stablecoin.

O que se sucedeu foi uma “espiral da morte”, em que a emissão de LUNA desvalorizou a moeda e obrigou a emitir cada vez mais para parear com o UST, que estava cada vez mais distante da paridade com o dólar. 

Por fim, ambas as moedas perderam bilhões em valor de mercado, deixando os investidores a ver navios. 

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
É editor-assistente do Money Times. Formado em jornalismo pela ECA-USP, estuda ciências econômicas na São Judas. Atuou como repórter no Seu Dinheiro, Editora Globo e SpaceMoney.
renan.sousa@moneytimes.com.br
É editor-assistente do Money Times. Formado em jornalismo pela ECA-USP, estuda ciências econômicas na São Judas. Atuou como repórter no Seu Dinheiro, Editora Globo e SpaceMoney.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar