Estados Unidos (EUA)

Nova Síria? Tensões geopolíticas aumentam entre EUA e Rússia na Venezuela

30 jan 2019, 11:36 - atualizado em 30 jan 2019, 11:44

Um novo front nas tensões geopolíticas mundiais entre Rússia e EUA se abriu na Venezuela, com ambos os países declarando suporte aos líderes rivais Nicolas Maduro e Juan Guaido, respectivamente.

+ Veja aqui quais são as pequenas gigantes da Bolsa que podem te ajudar a transformar centavos em milhões

O efervescimento venezuelano se assemelha a situação na Síria nos últimos anos, quando as duas potências também tiveram posições divergentes sobre a legitimidade do poder do governo atual.

Para Helima Croft, head de estratégia de commodities do RBC Capital Markets, a questão-chave é entender o quanto a Venezuela se assemelha ao mesmo tipo de ativo estratégico para a Rússia em relação à Síria. “Quanto de apoio financeiro o governo russo fornecerá ao avanço do regime de Maduro?”, declarou, em entrevista à CNBC.

Sanções dividem

O prognóstico de um conflito militar se exacerbou após EUA e Rússia indicarem que enviarão tropas para a região. Os ânimos se acirraram após o governo norte-americano realizar sanções à Venezuela. Em contraparte, Pequim e Moscou declararam ser contra as restrições econômicas.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar