Nova rodada de tarifas da China contra os EUA entra em vigor
![O vice-presidente chinês, Han Zheng, em reuniões com o presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, e outros membros da comunidade empresarial dos EUA em Washington antes da posse de Trump, disse esperar que as empresas norte-americanas](https://www.moneytimes.com.br/uploads/2025/01/eua-e-china.jpg)
As tarifas adicionais da China contra os produtos norte-americanos entraram em vigor neste domingo (9), segundo a embaixada chinesa em Washington. Mais precisamente, as taxas passaram a ser impostas à 0h01 no horário de Pequim de segunda-feira (11h01 de domingo na capital dos Estados Unidos, Washington, BC)
A medida retaliatória atinge cerca de US$ 14 bilhões em produtos, frustrando as expectativas de uma negociação entre os dois países e que uma guerra comercial poderia ser evitada.
As tarifas foram anunciadas na semana passada em resposta à decisão dos Estados Unidos de impor uma taxa adicional de 10% sobre os produtos chinesas. A partir de agora, as exportações norte-americanas de carvão e o gás natural (GNL) serão taxados em 15%, enquanto petróleo bruto, equipamentos agrícolas e alguns caminhões, bem como sedãs com motores grandes terão uma alíquota de 10%.
Nos últimos dias, Pequim também anunciou uma investigação antimonopólio sobre o Google, da Alphabet. Ao mesmo tempo, incluiu a PVH Corp, holding de marcas como Calvin Klein, e a empresa norte-americana de biotecnologia Illumina em uma lista de possíveis sanções na China.