Nova rodada de excedentes de petróleo da cessão onerosa tem 11 habilitadas, diz ANP
A Segunda Rodada de Licitações dos Volumes Excedentes da Cessão Onerosa teve um total de 11 empresas habilitadas para participar, em um conjunto que inclui gigantes internacionais do setor, como Exxon e Shell, informou a reguladora do setor de óleo e gás ANP nesta quarta-feira.
O certame, que ocorrerá em 17 de dezembro, ofertará as áreas de Sépia e Atapu, ambas inseridas dentro dos limites do polígono do pré-sal.
Na véspera, a Comissão Especial de Licitação habilitou em reunião a última companhia, a QP Brasil, do Qatar Petróleo.
Também estão aptas para a licitação, após terem sido aprovadas em reuniões anteriores: Petrobras (PETR4), Chevron, Ecopetrol, Enauta, Equinor, Petrogal, Petronas e TotalEnergies.
Sépia e Atapu foram ofertadas em um leilão anterior, em 2019, mas não receberam lances.
A área de Sépia será oferecida dessa vez por um bônus de assinatura de 7,138 bilhões de reais e alíquota mínima de óleo-lucro de 15,02%.
Já volumes de Atapu serão ofertados por bônus de assinatura de 4,002 bilhões de reais e alíquota mínima de óleo-lucro de 5,89%.
Resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) estabeleceu que o edital da Segunda Rodada dos Volumes Excedentes da Cessão Onerosa sob o regime de partilha de produção indicaria a participação obrigatória da Petrobras, como operadora, ocorrendo com 30% para ambas as áreas.