Internacional

Nova presidente do Peru pedirá ao Congresso que antecipe eleições para 2024

12 dez 2022, 7:50 - atualizado em 12 dez 2022, 7:50
Dina Boluarte
Boluarte foi empossada depois que Castillo foi destituído pelo Congresso e preso por tentar dissolver o Legislativo em um esforço para evitar uma votação de impeachment contra ele (Imagem: Reuters/Dina Boluarte em Lima Divulgação)

A nova presidente do Peru, Dina Boluarte, apresentará um projeto de lei ao Congresso para antecipar as eleições gerais em dois anos, para abril de 2024, disse ela nas primeiras horas desta segunda-feira, em meio a tensões no país andino após a deposição do ex-líder Pedro Castillo.

Boluarte foi empossada depois que Castillo foi destituído pelo Congresso e preso por tentar dissolver o Legislativo em um esforço para evitar uma votação de impeachment contra ele.

“Resolvi apresentar um projeto de lei para chegar a um acordo com o Congresso para antecipar as eleições gerais para abril de 2024”, disse Boluarte em um pronunciamento à nação.

A declaração de Boluarte de que apresentará o projeto de lei nos “próximos dias” ocorre depois que dois adolescentes morreram no Peru no domingo, durante protestos exigindo que o país realizasse eleições gerais após a deposição de Castillo.

Os manifestantes, muitos deles partidários de Castillo, há dias exigem que o Peru realize eleições em vez de permitir que Boluarte permaneça no poder até 2026, quando o mandato de Castillo terminaria. Alguns manifestantes também pedem que o Congresso seja fechado.

reuters@moneytimes.com.br